segunda-feira, 22 de abril de 2013

Grupo de Estudos - Lei da Causa e Efeito (13.02.2013)

Codex – Grupo de Estudos – 13/02/13

Pausa para um chá com revisão?

No caminho de qualquer conhecimento, há um momento necessário para reflexão.

Não que não a tenhamos feito até agora, muito pelo contrário!

Refletir, analisar, comparar e abstrair é nossa proposta desde o início desse maravilhoso encontro de nossa essência, com o Codex.

O que temos em mente para esta semana é que, em primeiro lugar, cada um de nós se dedique a escolher uma Lei analisada até agora e, relendo o tópico já discutido, escreva um pequenino texto de conclusão.

Em segundo lugar, que reflitamos MUITO sobre estas duas Leis, mesmo ANTES de começarmos a próxima discussão… São elas:

10. A Lei da Causa e Efeito

A energia que segue sem resistência, retorna sem resistência e a energia que segue com resistência, retorna com resistência, sendo que, Causa e Efeito, para o Universo, não têm qualquer relação com mérito e punição.

11. A Lei do Acaso

Acaso é quando a Lei da Manifestação Física é iniciada em desacordo com a Lei da Unidade e ela é anulada pela Lei da Gratidão.

Por que precisamos dessa pausa?

Bem, as duas próximas Leis, citadas acima, são bastante complexas e seria de extrema importância que tivéssemos tanto uma base anterior mais objetiva, quanto uma ideia do "para frente", dos conceitos que virão.

Não vamos usar este tópico para discutir nem a Lei da Causa e Efeito, nem a Lei do Acaso.

Aqui, postaremos o nosso "resuminho", nossa conclusão, sobre qualquer Lei anterior que já esteja sedimentada em nós.

Também ficou para trás a proposta de nos colocarmos no lugar do outro, de por uma semana entendermos que somos o MESMO, lembram-se?

O retorno desta experiência ainda não veio e se continuarmos abordando outros assuntos, este, tão fundamental, cairá no esquecimento e temos certeza de que se alguém se envolveu com a proposta, teve insights para lá de curiosos!

São eles que exporemos, se assim desejarmos, mais a nossa conclusão sobre uma das Leis de nossa escolha.

E apenas pensaremos, sem registrar aqui no tópico, sobre:

  • Como entendemos Causa e Efeito sem o Codex?
  • Por que a Lei do Acaso cita as três outras?
  • Qual é a Lei da Manifestação Física e a Lei da Unidade? (precisamos desses conceitos bem fixados, antes de começar a discuti-los)
  • O que teria isso a ver com a Lei da Gratidão? (temos a Lei da Gratidão bem fixada na memória?)
  • Qual seria o mecanismo que faria com que uma delas anulasse a outra?

Então, se entenderam bem, a proposta é uma REVISÃO!!! E… "adiantar a matéria", "estudando" previamente o capítulo seguinte, pegando essas definições no "dicionário" para que o próximo encontro seja mais do que mais do que muito mais do que produtivo! :)

E… afiadíssimos, desataremos o nó que são as Leis da Causa e Efeito e a Lei do Acaso, combinado?

Até a semana que vem, com tudo em mente e prontos para show que daremos com nossa reflexões.

Sejamos Luz!

________________________________________________________________

Codex – Grupo de Estudos – 28/02/13

10. A Lei da Causa e Efeito

A energia que segue sem resistência, retorna sem resistência e a energia que segue com resistência, retorna com resistência, sendo que, Causa e Efeito, para o Universo, não têm qualquer relação com mérito e punição.

Para começarmos a refletir sobre essa Lei temos que nos colocar distantes da dualidade.

Não é fácil fazer isso, mas não só é preciso, como também, é indispensável.

Já falamos e concluímos em outros momentos de estudo que ENERGIA não é boa, nem ruim. ENERGIA É.

Para a física, energia é uma grandeza física que tradicionalmente se define como a capacidade de corpos e sistemas para realizar um trabalho.

Percebemos que a definição inclui a palavra capacidade, então energia nem é uma "coisa", um ente isolado, nem é algo que tenha existência sem ação. Só isso já acaba com qualquer possibilidade de a colocarmos no terreno das polaridades… "boa energia, má energia", não poderiam sequer existir!

Entendendo isso, podemos nos aproximar do que o Codex fala sobre energia: esta capacidade de realização é emitida sem resistência… não há obstáculo que a impeça de ser emitida; nada, no sistema de crenças do emissor, no combinado social, nos contratos entre os seres que se interrelacionam gera resistência. Por isso, ela retorna ao emissor sem resistência.

Por outro lado, se a energia — que já sabemos o que é — é emitida com resistência, ela retorna com resistência.

A esta emissão dá-se o nome de CAUSA. Ao seu retorno, dá-se o nome de EFEITO.

Na prática, podemos exemplificar o processo de emissão de energia com resistência, todas as vezes que emitimos energia em forma de ideia, sentimento ou ação, contrária às nossas crenças internas. A palavra crença, aqui, está sendo usada como o conjunto de normas internas, de padrões nos quais nos baseamos para existir. Se um indivíduo emite energia em forma de sentimento "ruim" — o que o padrão de crenças dele detectou como algo não natural — a consequência disso, o efeito disso será um retorno de energia com percepção de "ruim". A energia não é o sentimento. A energia é o vetor que leva o sentimento desajsutado do sistema de crenças internas.

E como é que sabemos que algo está em desacordo com o padrão de crenças individuais e consequentemente criará resistência?

A primeira das Leis que rege a atuação das individualizações diz que:

2. A Lei do Amor

Colocar o bem estar, a ocupação e os sentimentos para com os outros, acima do eu. Negar a existência do mal no mundo e não resistir. O amor segue o curso da menor resistência.

Eis o padrão! É apenas um!

Tudo o que não estiver enquadrado aqui, vai contra o sistema de crenças fundamental, a base individual, o eixo central que nos sustenta.

Essa Lei já nos fala da não resistência. Fala da necessidade de não olharmos para o mal. Fala do outro…

Então, tudo o que fere esta Lei é contrário ao padrão natural das individualizações e coloque aqui o que quiser! Aquele que agride, aquele que maltrata, aquele que mata, aquele que age contra o outro, em qualquer circunstância, fere em si o padrão natural, se desajusta, cria resistência.

Como EFEITO, receberá a energia com resistência e trará para si o que emitiu.

No nível mais básico desta Lei podemos inferir que absolutamente toda energia emitida retornará.

No nível mais profundo, agregamos à premissa anterior o conceito "resistência", que nada mais é do que tudo o que for contrário à Lei do Amor, nossa base de individualização, a primeira Lei que rege nossa existência fora da Fonte.

11. A Lei do Acaso

Acaso é quando a Lei da Manifestação Física é iniciada em desacordo com a Lei da Unidade e ela é anulada pela Lei da Gratidão.

INICIAR ESTA LEI…

36. A Lei da Manifestação Física

A manifestação física cria mudanças; as mudanças físicas ocorrem no nível e através da consciência; a consciência, por sua vez, é manipulada e modificada através da antecipação; a antecipação ocorre pela formação de imagens e de preparação. A manifestação física é uma extensão da Lei da Unidade.

… EM DESACORDO COM ESTA LEI…

5. A Lei da Unidade

Sendo que tudo parte da mesma Fonte e tudo é Um, não há contra o que se lutar. Qualquer tipo de luta é sempre contra si mesmo, em qualquer nível e qualquer dimensão.

… GERA O ACASO.

O ACASO PODE SER ANULADO POR ESTA LEI…

4. A Lei da Gratidão

Devolver a energia recebida.

O Codex interliga todas as leis!

Por isso é tão importante que tenhamos uma visão geral e que nunca as estudemos isoladamente, pois os conceitos são facilitados e compreendidos apenas no plano geral.

Na Lei do Acaso, é citada a Lei da Manifestação Física que só vai aparecer no texto muito mais adiante.

Mas o acaso, que inclui sorte e azar e qualquer evento que aparentemente esteja fora de controle, é sim, ocasionado pelas individualizações, então, não existe como ente autogerado! Mesmo o acaso vem de algo. Se alguém tem sorte ou azar, provocou isso. Não há acidente, os números aleatórios, as coincidências, que também são parte do que chamamos acaso.

Vamos desmembrar tudo?

Na Lei da Manifestação Física, que dá conta de como as coisas se apresentam no mundo físico, a última frase fala que esta Lei "(…) é uma extensão da Lei da Unidade".

No nosso plano tridimensional,

  • formamos imagens e nos preparamos; isto é antecipar;
  • modificamos e manipulamos nossa consciência através das imagens que formamos e de nossa preparação anterior;
  • através desse processo da consciência e no nível da consciência criamos mudanças;
  • plasmamos as mudanças no plano físico

Todo esse movimento só é possível porque estamos integrados: "Tudo partiu da Fonte e tudo é Um; não há contra o que se lutar(…)", continua a Lei da Unidade.

Coloque no processo de Manisfestação Física a noção de separação, de seres desintegrados, de polaridade, de dualidade e não estaremos de acordo com a Lei da Unidade.

Então: tudo o que manifestamos no plano físico precisa continuar o movimento único, integrar.

A semente que já é árvore; o galho que ainda é semente; o fruto que é árvore e tem em si semente. Um tronco cortado deixou de ser árvore? Uma semente que não germinou não é árvore em potencial?

O movimento é o mesmo, exatamente o mesmo, não importa o quanto, aparentemente, estejam diferenciados e isolados, são o mesmo.

Como podemos dizer que água de mar e água de chuva que cai sobre o mar são diferentes? Naquele instante e apenas nele, nos parecem diferentes e podem ser identificadas isoladamente e quando se mescalarem, qual é a possibilidade de as separarmos? São água, sempre serão a mesma água, em forma de gelo, de vapor, de chuva, salgada, doce, etc… Estejam na nuvem ou no rio, na geleira ou no mar. Contidas num corpo chamado planeta, de onde não "saem", podemos até mesmo imaginar que a água inicial é sempre a mesma e se funde às individualizações, ao nosso corpo, aos vegetais, aos elementos da terra… E um dia, quando os seres que as contém deixam de existir se volatilizam e sobem às nuvens, refazendo o ciclo até chegar ao poço onde será ingerida… Isso é cíclico, um movimento só, contínuo.

Da Fonte, de onde saímos, OS MESMOS, individualizados, assumimos a existência num plano.

TUDO O QUE CRIAMOS É EXTENSÃO DE NÓS MESMOS.

Mas se vemos as manifestações físicas como isoladas, diferenciadas, outra coisa qualquer que não nós mesmos, criamos o ACASO.

Por quê?

Porque perdemos o controle sobre… nós mesmos!

A manifestação física que geramos continua sendo um "eu mesmo".

Isole-a e produzirá o acaso: agora, ela tem vida própria e você é um, ela é outro. Dois, que têm existências separadas.

Como anular isso?

Com a Lei da Gratidão: devolver a energia recebida.

Que energia?

A PERCEPÇÃO DE QUE VOCÊ E A MANIFESTAÇÃO SÃO COISAS SEPARADAS.

Assim que nos damos conta de que aquele evento, ideia, sentimento, ação ou padrão gerado por mim SOU EU, eu devolvo a energia da separação, retiro-a de mim e passo a ver a Unidade novamente.

O acaso acabou.

——————————————————————————-

ANTES DE REFLETIR:

Talvez haja no Codex apenas mais duas Leis tão complexas quanto a Lei do Acaso.

Abra a sua mente às possibilidades. Pense de forma ampla. Deixe de lado as pequenas situações, as mazelinhas e coloque os "óculos da quinta dimensão".

Tudo ao seu redor, FISICAMENTE, pode ser transformado com a chave dada por esta Lei, que a princípio, não tem uso prático, afinal, "o que sorte e azar, coincidências, acidentes" teriam a ver com o isso? Não é possível impedi-los, não é possível modifica-los!!!

Não? Tem certeza?

A orientação aqui é pensar grande. Evite os exemplos corriqueiros, olhe esta Lei no Espaço do Coração, ou numa área mental ainda não utilizada por você.

Não é possível compreender a Lei do Acaso dentro de nossa zona de conforto.

Por gentileza, faça o que tiver que fazer para entendê-la, mas não a banalize. Ela tem tanta sabedoria contida que se ficássemos estudando apenas esse item, não o esgotaríamos.

Vamos nos superar?

Seja Luz!

_______________________________________________________________

 

 

O amor que remove montanhas,

o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,

o ser humano que ama a todos como a si mesmo,

e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!

 

Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário