quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Dúvida sobre reencarnações de animais

Dúvida sobre reencarnações de animais

Em o Livro dos Espíritos

Questão 601. Os animais estão sujeitos, como o homem, a uma Lei progressiva. E daí vem que nos mundos superiores, onde os homens são mais adiantados, os animais também o são, dispondo de meios mais amplos de comunicação. São sempre, porém, inferiores ao homem e se lhe acham submetidos, tendo neles o homem servidores inteligentes.

Questão 602. Os animais progridem pela força das coisas, para eles não há expiação".

Questão 607. A alma do homem em sua origem assemelha-se ao estado de infância da vida corpórea, onde a sua inteligência desponta e ensaia para vida. Onde cumpre o espírito essa primeira fase? • Numa serie de existências que precedem o período que chamais de humanidade.

Questão 607a. Parece, assim, que a alma teria sido o principio inteligente dos seres inferiores da criação?

Não dissemos que tudo se encadeia na natureza e tende a unidade? É nestes seres que estais longe de conhecer inteiramente, que o principio inteligente se elabora, se individualiza pouco a pouco e ensaia para a vida.

A revista espírita de maio de 1865 confirma:

O principio inteligente dos animais progride ate o máximo que lhe permite a sua evolução, nesta condição deverão estar forçosamente habitando um mundo superior. Quando saem dali pelo desencarne, o seu perispírito é transmutado pelos espíritos superiores e toma a forma humana, para se encarnar como espírito humano num planeta primitivo. Isto não acontece na terra.

Livro dos Espíritos

Questões 607 e 613. Não há trânsito direto dos animais que conhecemos aqui na terra para o homem primitivo.

Emmanuel

Alvorada do Reino Todos os Espíritos que agora animam corpos humanos, num passado distante, animaram animais, onde adquiriram atributos que hoje se apresentam nos seres humanos. O animal caminha para a condição de homem, tanto quanto o homem caminha para a condição de anjo.

Joanna de Ângelis – Conflitos Existenciais, p. 115

O princípio espiritual adquire experiências, emoções e conhecimento através do trânsito pelos diferentes reinos da Natureza (...).

A Gênese – Cap. X, itens 24, 28 e 29

Acompanhando-se passo a passo a série de seres, dir-se-ia que cada espécie é um aperfeiçoamento, uma transformação da espécie imediatamente inferior.

Kardec em comentário que se segue a questão 613 (Metempsicose) do LE diz: Os próprios espíritos estão longe de tudo conhecer, e sobre o que não conhecem podem ter opiniões pessoais. É assim que nem todos pensam da mesma maneira em relação aos animais. Segundo alguns, o Espírito não chega ao período humano senão depois de ter sido elaborado e individualizado nos diferentes graus dos seres inferiores da criação. Segundo outros, o espírito do homem teria sempre pertencido a raça humana, sem passar pela fieira animal. Ainda no comentário de Kardec na mesma questão: A primeira opinião tem a vantagem de dar uma finalidade ao futuro dos animais que constituiriam assim os primeiros anéis da cadeia dos seres pensantes. O segundo é mais conforme à dignidade do homem. Uma pessoa com doutorado deve se envergonhar de um dia ter passado por um período pré escolar ???

Na revista espírita de 1865 Kardec escreveu: Nos seres inferiores da criação, o senso moral não existe e a inteligência esta em estado de instinto. É nesse período que a alma se elabora para a vida. Quando atingiu o grau de maturidade necessário, recebe de Deus novas faculdades: O livre arbítrio e o senso moral. Esta questão se liga ao grave problema do futuro dos animais e nos parece suficientemente elaborada. Pode-se desde já considerá-la com resolvida pela concordância do ensino dos espíritos. Em "O Consolador" , pergunta 79, Francisco Xavier responde a seguinte pergunta: Como interpretar nosso parentesco com os animais?

- Considerando que eles igualmente possuem diante do tempo, um porvir de fecundas realizações, através de numerosas experiências, chegarão, um dia, ao chamado reino hominal, como por nossa vez, alcançaremos, no escoar dos milênios, a situação de angelitude. A escala do progresso é sublime e infinita.

Leia mais!!!

Em razão de diversas perguntas que nos tem chegado sobre a nossa responsabilidade para com os animais, queremos esclarecer o seguinte:

Os animais são colocados pela espiritualidade ao nosso lado para que possam aprender conosco e nos aprendermos com eles. Como o animal tem livre arbítrio limitado, somos responsáveis por tudo que acontecer a eles e pelo que eles aprenderem de bom e de ruim. Chico Xavier em "O consolador" nos faz o seguinte alerta:

" - A zoologia é também objeto de atenção dos planos espirituais?

- Sem duvida, também a zoologia merece o zelo da esfera invisível. Mas é indispensável considerarmos a utilidade de uma advertência aos homens, convidando-os a examinar detidamente os seus laços de parentesco com os animais, dentro das linhas evolutivas, sendo justo que procurem colocar os seres inferiores da vida planetária sob seu cuidado amigo. Os reinos da natureza, alias, são o campo de operação e trabalho dos homens, sendo razoável considerá-los mais sob sua responsabilidade direta que propriamente dos Espíritos, razão por que responderão perante as leis divinas pelo que fizeram, em consciência, com os patrimônios da natureza terrestre".

Abaixo colocamos também algumas perguntas que chegam ao Grupo de Atendimentos aos Animais do CELE e as suas respectivas respostas.

Pergunta: Como ocorre o desencarne de um Animal?

Resposta: Um animal, por não ter carma, salvo raras exceções, quando são utilizados na colônia espiritual para serviços especiais, não tem o que aprender no mundo espiritual. Aprendem mais encarnados do que desencarnados, portanto, assim que desencarnam são amorosamente recebidos e submetidos pela equipe espiritual ao processo de preparação para nova encarnação. Este tempo é de no mínimo o tempo necessário para gestação naquela espécie. Os animais são praticamente impelidos ao progresso e, portanto devem ser submetidos a experiências diferentes daquela que viveu em sua ultima encarnação. Raças, condição social (ex: animal de rua), finalidade (guarda, companhia, trabalho, etc.) e principalmente tutor, com quem ele possa aprender ou ensinar algo diferente. Por este motivo, a menos que tenha ficado alguma coisa muito mal resolvida entre vocês (ensinamento obtido pelo animal ou pelo homem) é pouco provável que ele reencarne na mesma família.

Na literatura espírita encontramos alguns casos em que o animal retorna ao convívio do seu antigo tutor, mas são casos especiais em que o animal ou o homem ainda tem algo a acrescentar ao seu progresso espiritual. Exemplo: Chico Xavier e Boneca (sempre se tem um algo mais a aprender com um espírito iluminado como de Chico).

Sabemos a dificuldade que é a perda de um ente querido, mas é necessário considerarmos  que assim como nossos filhos os animais também são espíritos em evolução e necessitam desta passagem para evoluírem. É natural que sintamos sua falta, mas também devemos compreender o quanto fomos importantes no desenvolvimento deles e eles no nosso.

O que pode nos servir de consolo é saber que os animais quando no mundo espiritual são superprotegidos e não sofrem como os homens que são obrigados a prestar contas de seus atos. Que talvez, num futuro próximo, entre encarnações e conforme nosso merecimento, tenhamos autorização para desfrutar por algum tempo, novamente da companhia de nosso amigo em alguma colônia espiritual.

Quem sabe em vez de procurarmos a reencarnação do nosso antigo companheiro dediquemos o nosso amor a outro espírito encarnado em outro animal que necessita nossa dedicação tanto quanto ou até mais que aquele que já passou. A espiritualidade já sabe que pode contar com você para um futuro aluno, portanto fique atento aos animais que cruzarem seu caminho.

André Luís em Conduta espírita capitulo 33 recomenda :

  • " No socorro aos animais doentes, usar os recursos terapêuticos possíveis, sem desprezar mesmo aqueles de natureza mediúnicas que aplique a seu favor. A luz do bem deve fulgir em todos os planos."

    fonte: http://www.cele.com.br/Formulario5.html

 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

Nenhum comentário:

Postar um comentário