quarta-feira, 11 de junho de 2014

DEBATE SOBRE CRISE DA ÁGUA ALERTA PARA AMEAÇA DE DESERTIFICAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE






DEBATE SOBRE CRISE DA ÁGUA ALERTA PARA AMEAÇA DE DESERTIFICAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE

Matéria constante da página: http://www.nossasaopaulo.org.br/noticias/debate-sobre-crise-da-agua-alerta-para-ameaca-de-desertificacao-da-regiao-sudeste

 

Imagem e texto - fonte: http://www.nossasaopaulo.org.br/noticias/debate-sobre-crise-da-agua-alerta-para-ameaca-de-desertificacao-da-regiao-sudeste




(Por Airton Goes, da Rede Nossa São Paulo)


“Sem a grande Floresta Amazônica, o destino climático de São Paulo é um deserto.” O alerta é do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Antonio Donato Nobre, que participou nesta terça-feira (3/6), em São Paulo, do debate “Crise da água: desafios e soluções”.


Ao apresentar dados do estudo “Rios voadores”, Nobre explicou aos participantes a relação existente entre a cobertura vegetal da Região Norte e o clima do Sudeste. “Temos aqui [no Sudeste] dois fatores de sorte: um chama-se Cordilheira dos Andes e o outro é a Floresta Amazônica”, relatou ele, para, em seguida, complementar: “Por isso, que nossa região não é um deserto, como acontece na Namíbia e no Kalahari [regiões desérticas da África situadas na mesma faixa de latitude do Sudeste brasileiro]”.


Para o pesquisador do INPE, o “pesadelo” é que o desmatamento acumulado da Região Amazônica, até 2013, atingiu 779.930 km2. “Essa é a área somada da França e Alemanha”, comparou. O desmatamento, segundo Nobre, tem provocado o declínio no volume das chuvas constato nos últimos 32 anos no Sudeste e a sua continuidade poderá provocar a desertificação da região. “A vida no deserto é um pesadelo, e isso que estamos construindo: um deserto de grande magnitude”, argumentou.


Por fim, ele convocou a sociedade e os governos a agirem rapidamente para reverter o processo em curso. “A complacência é nosso pior inimigo. Precisamos de um grande esforço de guerra”, sentenciou.


Promovido por Rede Nossa São Paulo, Programa Cidades Sustentáveis, Instituto Ethos e Instituto Socioambiental (ISA), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, o debate contou com a participação de outros especialistas sobre o tema.


O tom de alerta para a gravidade da crise da água esteve presente desde a abertura do evento. Jorge Abrahão, presidente do Instituto Ethos, falou da preocupação com falta de água e com a forma pouco efetiva com que os governos têm enfrentado o problema.


Oded Grajew, coordenador geral da Rede Nossa São Paulo e do Programa Cidades Sustentáveis, considerou a situação muito grave. “Nossa responsabilidade [da sociedade civil] é alertar para tentar evitar desastres maiores. Estamos consumindo mais do que o planeta tem condições de repor”, avaliou.


Apresentações dos debatedores


A situação dos mananciais em São Paulo foi apresentada por Marússia Whately, assessora do Instituto Socioambiental (ISA). “Já tem vários municípios com racionamento de água para que a cidade de São Paulo não passe por esta situação”, informou.


Ela denunciou que o entorno do Sistema Cantareira está quase completamente desmatado e apresentou “sugestões para construir um futuro sustentável e seguro para a água na Metrópole Paulistana”. Entre as propostas estão: adotar o racionamento; qualificar o consumo: doméstico, industrial, irrigação e definir prioridades; e recompor a vegetação dos mananciais (começando pelas cabeceiras).

Confira aqui a apresentação Marússia Whately:  

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/files/mananciais-isa.pdf


Em seguida, Marco Antônio dos Santos, diretor técnico e operacional da SANASA, empresa municipal de saneamento de Campinas, citou alguns fatores causadores da crise da água.

Clique aqui para ver a apresentação de Marco Antônio dos Santos:

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/files/marco-antonio.pdf


Rodrigo Sanches Garcia, promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial e Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público, abordou as regras legais do sistema hídrico. Segundo ele, desde 1990 foram elaborados quatro planos hídricos e só um virou lei

Confira a apresentação de Rodrigo Sanches Garcia:

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/files/rodrigo-garcia.pdf


O especialista em recursos hídricos, Sérgio Rodrigues Ayrimoraes Soares, que representou a Agência Nacional de Águas (ANA) no debate, apresentou a situação dos recursos hídricos do Brasil.

Veja a apresentação de Sérgio Rodrigues Ayrimoraes Soares:

http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/files/ana-sergio.pdf


Maurício Broinizi, coordenador executivo da Rede Nossa São Paulo, relatou boas práticas de diversa cidades na área de preservação da água. Ele também defendeu a aprovação do Projeto de Lei 792/2007, que cria a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais e prevê um fundo federal para financiar programas de recuperação do meio ambiente.

Ao final do encontro, os participantes puderam fazer perguntas aos debatedores.


Carta aberta “Por maior transparência nas questões da água”


Durante o evento, o coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Oded Grajew, leu a carta aberta “Por maior transparência nas questões da água”, que poderá receber novas adesões nos próximos dias e, posteriormente, será encaminhada ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O documento propõe, entre outras medidas, a transparência total nos dados para manter a sociedade informada sobre a real condição dos reservatórios e das ações que será necessário adotar, mesmo em caso de chuvas, respondendo as seguintes perguntas: “Qual o impacto do uso do volume morto na qualidade da água e na saúde pública? A solução de usar a capacidade de outros sistemas pode dar conta das necessidades de todos aqueles que dependem das bacias que serão interligadas? E por quanto tempo? Caso o regime de chuvas do próximo verão seja semelhante ao do verão passado, existe algum plano de emergência para a cidade? Esse plano, se existir, não deveria começar a ser adotado desde agora?”.


Confira a íntegra da carta aberta e veja como aderir ao documento:

https://docs.google.com/forms/d/1CWeYAmaaueoTQNuAPtts-upznKqM0A2xr-PFetMXKvU/viewform?c=0&w=1


VÍDEOS COM PALESTRAS DO PESQUISADOR ANTONIO DONATO NOBRE:

http://www.youtube.com/watch?v=26HRlaxDqkw

https://www.youtube.com/watch?v=HYcY5erxTYs


 Blog de rafaelababy : ✿╰☆╮Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄ƷTudo para orkut e msn, Barrinhas divisorias
 
"Sigamos o exemplo da borboleta e façamos a nossa metamorfose
para uma vida plena de alegria, felicidade e abundância . Irene Ibelli"
 
 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia
 
Irene Ibelli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário