domingo, 27 de outubro de 2013

Compaixão

 
Compaixão


Compaixão é a vibração mental a envolver aquele que sofre, em fraternal sentimento de solidariedade. A compaixão, a piedade, a benevolência são sentimentos que se destacam em pessoas que possuem nobreza de caráter e elevação moral, caracterizando o Homem de Bem, ou seja, aquele que procura praticar em sua vida diária as leis de Deus - de Justiça, Amor e Caridade.

A piedade e a compaixão são sentimentos que auxiliam no progresso do ser, na medida em que se sobrepõem ao egoísmo e ao orgulho, dispondo o indivíduo à humildade e ao amor ao próximo. Nunca se devem abafar no coração essas emoções celestes, afastando-se dos aflitos porque suas misérias perturbam a existência alegre, pois o temor que se deve ter é de ser indiferente, quando é possível ser útil e fraterno.

Compreendendo que a dor possui um significado, que ela não acontece por acaso, aquele que é solidário sente no seu íntimo o desejo real de ajudar, tentando minorar o sofrimento e procurando contribuir para que fatores que o desencadeiam sejam afastados. Assim o objetivo da compaixão é participar do sofrimento do próximo de maneira positiva, envolvendo-o em ondas de ternura e afeto, ajudando-o a diminuir suas angústias e aflições.

Porém, a compaixão mal direcionada pode tornar-se negativa, pois se a dor for interpretada como um padecimento injusto, as vibrações mentais conduzem à revolta em vez da solidariedade, à mágoa ao invés da bondade, transformando-se em lamentações, afligindo aquele que está sob processo restaurador.

A mensagem da compaixão deve ter um conteúdo dinâmico, oferecendo forças ao desfalecente, segurança ao abatido, resistência ao fraco, afeto ao abandonado, coragem ao enfermo e irrestrita confiança em Deus.

Quando a luz da compaixão acende no coração do ser humano, o frio da indiferença cede-lhe lugar. O indivíduo que ama participa dos acontecimentos à sua volta, irmanando-se com todos e, quanto mais se doa, mais multiplica os bons sentimentos, porquanto o amor é o único tesouro que cresce na razão direta em que é distribuído. Quando desabrocha o sentimento da compaixão no ser humano e se exterioriza, a sociedade se eleva e se engrandece, tornando-se mais bela e ideal.





"Seara Espírita", informativo do Grupo Espírita Seara do Mestre, por Lilian Lucas.

 
 
 
O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

Nenhum comentário:

Postar um comentário