sábado, 24 de setembro de 2011

Nuvem assustadoramente linda agora no Brasil

Nuvem assustadoramente linda agora no Brasil

A notícia não é nova mas vale o registro por sua instigante beleza. Um tanto comum na Austrália, uma gigantesca nuvem em forma de rolo pairou desta vez sobre a Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, no inverno do ano passado. O fenômeno durou cerca de três horas e meia e foi fotografado e filmado por trabalhadores da plataforma P9. Veja as fotos e o vídeo.




















Pois este raro evento celeste conhecido como "Morning Glory Cloud" aconteceu em um cenário bem atípico: a Bacia de Campos/RJ. Surgiu em julho, a 90Km da costa da praia de Farol de São Tomé e por mais de três horas foi acompanhado, fotografado e filmado por trabalhadores da plataforma P9, conforme tópico da comunidade "UFO Brasil" no Orkut.
Também conhecida como
roll cloud (ou "nuvem rocambole"), a formação é uma nuvem baixa, horizontal, com formato de tubo, que se diferencia de todos os outros tipos de nuvens por ser uma rara ocorrência e por se formar fora da base da tempestade e de outras nuvens.
O evento é observado mais comumente no Noroeste da Austrália, sendo que o povoado de Burketown anualmente atrai pilotos de ultraleves ansiosos por sobrevoar esse grande barato cósmico.
Não é pra menos, hein? Assustadoramente belo!!



 



Veja formação ocorrida no Uruguai em janeiro de 2010:
http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/nuvem-rara-registrada-no-uruguai-14012010-26.shl#xxcomente

 

 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário