quarta-feira, 22 de julho de 2009

O Plano Extrafísico

"O PLANO EXTRAFÍSICO"

Templo Astral

Nessa matéria vamos falar sobre o Plano Extrafísico de forma clara, direta e objetiva, sem misticismos, fantasias ou ilusões, que geralmente as pessoas tem sobre o outro lado da vida. Esse estudo foi extraído de diversos livros da Doutrina Espírita e de diversas correntes espiritualistas existentes, além de relatos de projetores conscientes veteranos que visitaram essas Cidades Astrais, e principalmente do aprendizado espiritual do próprio Autor.

Devemos esclarecer, desde já, que quando falamos de Plano Extrafísico não estamos nos referindo apenas aos planos imediatos acima do físico. Nesse texto, vamos tratar apenas de dois imediatamente superiores ao físico, o Plano Astral e o Plano Mental. Falaremos brevemente apenas desses dois porque ambos são conhecidos pelos projetores conscientes veteranos em suas saídas fora do corpo. Acima desses, nunca foram. Porém, a sabedoria das idades nos fala que esse universo é setenário, ou seja, tem sete planos ou dimensões.

Convêm ressaltarmos, desde o início desta matéria, que estes sete planos ou sete dimensões, fazem parte, espiritualmente, da própria Terra; os planos chamados "plano mental", que tratamos neste artigo, e outros que segundo a Teosofia seriam chamados, por exemplo, de "plano búdico", "plano monádico", "plano átmico", etc. mesmo que as denominações variem um pouco, mesmo dentro da própria linha teosófica, planos estes que estariam acima do conhecido "plano astral". Ainda segundo a teosofia cada um destes planos se dividira em sete, totalizando quarenta e nove planos, o que sabemos, hoje, por informações idôneas, que não é verdade.

Segundo conhecimentos trazidos pela Espiritualidade Superior, principalmente através do médium Chico Xavier, nos livros "Cidade no Além" e "Imagens do Além", existem apenas sete planos somente. O "plano mental" que tratamos nesta matéria poderia ser apenas mais um destes sete "planos astrais", embora a nomemclatura seja diferente. Resumindo, são sete planos somente. Podemos chamar estes planos de diferentes formas, por exemplo: "planos espirituais", "esferas espirituais", "esferas astrais", etc., existentes em diferentes faixas vibratórias, mas que estão interligados. Sobre a passagem de um plano para outro, futuramente explicaremos. O Autor desse site, há longo tempo, por questão de organização, divide esses sete planos em três: Astral Inferior, Astral Mediano, Astral Superior. Convêm ressaltar que esta é apenas uma divisão feita pelo autor; que cada um faça a sua, conforme lhe convêm.

Estes diferentes planos são diferentes entre si, seja na sua natureza vibratória ou na pureza das suas energias, ou seja, existem planos mais rarefeitos, mais elevados, mais puros, e planos mais densos, parecidos com o físico. Em cada um destes "planos astrais", "esferas astrais", enfim, existem dezenas ou centenas de milhares de "colônias espirituais", cada qual com uma população variável. Estima-se que exista uma "população invisível" cerca de nove vezes maior que a população terrestre. Por aí se vê que nem todos estão atualmente podendo reencarnar, e principalmente verificamos e concluímos que a experiência terrestre é valiosíssima e deve ser aproveitada ao máximo, para o nosso crescimento. A condição de ser humano é algo grandioso, magnífico, mesmo que algumas religiões digam o contrário. Vamos aproveitar essa maravilhosa oportunidade.

É importante transmitirmos primeiramente, com fins de esclarecimento, informações e conhecimentos básicos sobre o Plano Espiritual ou Plano Astral. No plano espiritual, nas suas diferentes faixas vibratórias, existem muitas colônias espirituais, onde espíritos afins, no mesmo nível evolutivo, se agrupam e formam verdadeiras sociedades extrafísicas organizadas.

No plano espiritual existem, à semelhança da Terra, muitas casas, templos, jardins, bosques, montanhas, rios cristalinos, vegetais e animais, etc. Logicamente não se trata da mesma matéria do plano físico. É uma matéria espiritual, mais sutil. Podemos chamar de matéria astral ou matéria extrafísica. O plano espiritual, podemos dizer, é uma cópia, muito mais perfeita, do plano físico, ou melhor, o plano físico é como um esboço do plano espiritual, sendo este último uma espécie de "Terra aperfeiçoada". Por mais que se evolua, através dos tempos, o plano físico, o planeta, sua matéria e tudo mais, nunca chegará a ser igual à matéria do plano espiritual, pois esta é formada por substância ou matéria astral que é ideoplástica, que é manipulada e modelada pelo pensamento e pelo sentimento, pela razão e pelo amor; sobre tudo isso falaremos mais a frente. Essa similaridade, em alguns pontos, com o plano físico é necessária para o espírito se acostumar e se adaptar a essa nova vida que se inicia.

Os espíritos desencarnados, assim como os humanos, também tem suas ocupações, as mais variadas possíveis. Eles tem trabalho, que aplicam em seu benefício e também de outros seres, físicos ou espirituais, para seu próprio crescimento espiritual, embora isso não seja regra absoluta, pois lá também há espíritos ociosos, assim como eram na Terra, mas sujeitos a melhorar; tem atividades, lazer, etc. e muitos deles, de evolução mediana, também dormem, em suas moradias. Quanto mais evoluída a entidade, menos necessidade tem ela do sono. O espírito tem direito apenas a uma casa astral onde vai viver e repousar, enquanto estiver no plano espiritual. Quando esses espíritos dormem, há um sono semelhante ao nosso, funcionando apenas como um repouso reparador, mas, também, em algumas ocasiões, durante o sono, eles se desprendem com lucidez, conscientemente, usando o corpo mental, e se dirigem para lugares os mais variados possíveis e diversas dimensões espirituais.

Nestas cidades espirituais há toda uma administração organizada, seres que cuidam de todos os setores da vida nessas comunidades espiritiuais, mantendo a vida em perfeita concordância com os princípios crísticos, para garantirem a evolução de todos. Os espíritos mais evoluídos destas colônias tem funções mais elevadas, e, assim, tem condições de dirigirem e orientarem, sempre para o bem comum, a vida de todos. Em algumas colônias, existe geralmente um Governador Espiritual, chefe maior da colônia, vários Ministros, etc. Deixamos claro que tudo depende do nível evolutivo da colônia e de como se organizam. Há cidades espirituais que se organizam de forma completamente diferente.

Em uma cidade espiritual de transição, em uma colônia espiritual, chamada Nosso Lar, existem vários ministérios, por exemplo: Ministério da União Divina, Ministério da Elevação, Ministério da Regeneração, Ministério do Auxílio, Ministério do Esclarecimento, Ministério da Comunicação, etc. Porém, nem todas as colônias seguem esse padrão administrativo, há cidades espirituais muito superiores, em todos os sentidos, em planos mais elevados. A cidade Nosso Lar está situada na terceira "esfera-espiritual" sobre o astral do Rio de Janeiro; acima dessa há inúmeras, poderemos citar, por exemplo, uma mais elevada chamada Metrópole Astral do Grande Coração, de costumes brasileiros, e uma acima desta que é conhecida como Cidade Espiritual Brasil e acima desta outras responsáveis por toda administração do nosso Planeta. Portanto, a partir dessas explicações, deixamos claro que são as Colônias Espirituais, situadas nos diversos planos da Multidimensionalidade, a partir do Astral Mediano ao Astral Superior, que cuidam de todos os seres do plano físico e também dos mais diversos aspectos que compõe a vida humana, desde os mais simples aos mais complexos; também supervisionam, dirigem e orientam, da melhor forma possível, todos os governos, de todos os países, do nosso mundo. No entanto, sua atuação é limitada pela Lei Cósmica, pela Lei Divina, que tudo sustenta, e dirige para a felicidade suprema todos os seres.

A Governadoria

(A figura acima - recebida mediunicamente - extraída do livro "Cidade no Além" / página 73 / Chico Xavier, Heigorina Cunha / Espíritos: André Luiz e Lucius / mostra a ilustração da Governadoria da Cidade Espiritual Nosso Lar: "Edifício da Governadoria, "encabeçado de torres soberanas que se perdem no céu". No alto, o aeróbus. Desenho concluído em 11.10.1981.)

Citaremos agora, como exemplo, para o conhecimento de todos, o nome de várias Colônias ou Cidades Espirituais. Os nomes destas colônias foram extraídos de vários livros mediúnicos sérios e de entrevistas de uma médium clarividente, onde espíritos diversos contam um pouco de sua vida no plano espiritual. Eis alguns nomes: Colônia Esperança, Colônia Regeneração, Colônia Nosso Lar, Colônia Campo da Paz, Colônia Socorrista Moradia, Casa Transitória de Fabiano, Colônia Redenção, Colônia Semonta, Colônia Caminhando para a Paz, Colônia Caminhando para a Libertação, Colônia Amigos do Cristo, Colônia dos Artistas, Colônia Casa do Escritor, Colônia Amigos da Paz, Colônia São Sebastião, Colônia São Paulo (no plano sutil da capital paulista), Cidade Espiritual de Alvorada Nova, Metrópole Astral do Grande Coração, etc. Estas colônias espirituais se situam nos "céus" do planeta, ou seja, nos espaços astrais e extrafísicos acima do nosso planeta.

Todos os planetas espalhados pelo universo, habitados ou não, tem seu plano extrafísico, ou seja, seu lado imaterial, suas esferas espirituais que os cercam. Por existir o plano físico, obrigatoriamente existe a contraparte extrafísica. Existindo o lado material, existe o astral. É certo, porém, que assim como o plano físico está sujeito à mudanças e transformações, o plano astral também está sujeito a essas condições. Ambos os lados podem evoluir e melhorar. Assim os mundos foram criados segundo os altos desígnios do Supremo Criador Universal. Em todos os planetas foi criado primeiro os planos astrais superiores e somente depois o físico, pois a energia vai passando por um processo lento de condensação, devidamente orientado por Espíritos Superiores, para estes planos coexistirem harmônicamente. Então, tudo é feito do Alto para baixo; mais a frente falaremos mais desse assunto.

Desde a origem do nosso planeta, já existiam esferas espirituais que cercavam o globo terrestre, pois a criação começou do Alto para baixo. Assim, é sempre feito, sempre. Primeiro, foram formados os planos superiores para posteriormente ser formado o plano físico. Logicamente, ainda não se tinha uma vida pronta e organizada nos diferentes planos da Multidimensionalidade, como atualmente. Tudo foi feito aos poucos, depois de um longo tempo. Mas com o decorrer de centenas de milhões de anos, quando as diferentes matérias, dos diferentes planos, foram se firmando, e também passando por grandes mudanças e transformações, foi se preparando o estabelecimento da vida, tanto no plano físico, quanto no plano astral, até os planos superiores. Os Espíritos Superiores já tinham planejado organizá-las, como assim já o fizeram em outros planetas, para as almas que viriam a habitar a Terra e passar pelo processo dos renascimentos contínuos.

Como explicamos acima, a criação da Terra se iniciou a partir do Alto para baixo, formando inicialmente os planos superiores até chegarmos ao plano material. Tudo foi cuidadosamente supervisionado pelos Engenheiros Siderais, ou seja, pelos chamados Espíritos Superiores. Mas como todos esses planos maiores e menores foram formados? De onde? De que substância? É importante esclarecermos antes que a matéria física, que existe no plano físico, é diferente da matéria astral, que existe no plano astral, que é diferente da matéria mental, que existe no plano mental. Cada uma delas é diferente na sua natureza vibratória; as superiores são muitos mais sutis, rarefeitas, resplandecentes, puras, do que as matérias inferiores. Cabe dizer, no entanto, que todas elas derivaram da energia primordial (fluido cósmico universal, energia imanente, chi, etc). Assim todas elas foram criadas. As energias dos planos superiores estão mais próximas dessa energia livre, as energias dos planos inferiores, muito mais distantes. Todos os planos são derivações dessa energia que permeia todo o universo, porém, os planos são distintos entre si, na sua natureza vibratória. Mas todos eles, são uma condensação dessa energia sutil.

Quanto a criação da Terra, não negamos, nem poderíamos negar o conhecimento da ciência quanto ao surgimento da vida, apenas complementamos este mesmo conhecimento com um conhecimento espiritual. Entendemos que tudo existia de forma latente na energia primordial (fluido cósmico universal, energia imanente, chi, etc), inclusive os germens básicos da vida, que fariam a vida surgir futuramente. Porém, essa energia primordial foi manipulada de tal forma pelos Cientistas Espirituais, para, mais tarde, a vida física ter início por "coincidências cósmicas". Houve, então, inicialmente, uma condensação dessa energia sutil, formando primeiro os planos superiores, que chamamos por: plano mental, plano astral, até chegarmos ao plano físico. Isso fica claro, pois a energia sutil vai partindo sempre do alto para baixo, através de um processo lento de condensação, devidamente orientado pelos Espíritos Superiores, para todos esses planos coexistirem harmônicamente. Quanto a criação do princípio espiritual, que muito mais tarde viria a se tornar Espírito, é importante dizer que o Pensamento de Deus permeia todo o Universo, interligando tudo e todos. O Universo é inteligente, a Vida é inteligente. Pela Vontade de Deus, que reina soberana em todos os lugares, através dos seus intermediários, seus Ministros, os Engenheiros Siderais, Cientistas da Vida Superior, captaram o Pensamento Divino, e utilizaram esse imenso potencial divino, pensante, transformando-o em bilhões de "partículas divinas", o que viria a ser chamado atualmente de princípio consciencial ou princípio espiritual. Assim, tudo foi criado.

Então, este princípio consciencial, existente desde antes da criação material do planeta, foi descendo, desde a energia primordial, até os planos mental, astral, até chegar ao plano físico, captando em todos esses planos, por um automatismo do ser, o que seria necessário para sua manifestação plena na Terra, e que viria a desenvolver somente bilhões de anos depois, o que conhecemos por: pensamentos e sentimentos; estes são necessários à vida, porém, vieram somente muito mais tarde. Apesar do princípio espiritual passar primeiro pelos planos mental e astral, somente adquiriu o pensamento e o sentimento após conquistar inicialmente tudo que fosse possível nas inúmeras experiências no plano físico, nos sucessivos reinos. Então, após a formação da Terra, pela evolução das eras, este princípio espiritual foi se desenvolvendo pelos reinos mineral, vegetal, animal, Humano, pois assim está escrito: "A alma dorme na pedra, sonha na planta, move-se no animal e desperta no homem.".

No antigo Egito, Hermes Trismegisto já ensinava que "a pedra se converte em planta; a planta em animal; o animal em homem, em Espírito; o Espírito em Deus.". Somos, em todos os sentidos, Filhos da Terra. Em outras palavras, resumindo tudo isso, de forma simples, primeiro houve uma "descida" do princípio consciencial, passando inicialmente pelos planos mais elevados até chegar ao plano físico; no mundo material, passou pelos diversos reinos, até formar o homem atual, protótipo do homem do futuro, do terceiro milênio. Logicamente, existiram também inúmeros outros seres que evoluiram em outros planetas e depois vieram para este mundo, através do processo de reencarnação. Não vemos, nem poderíamos ver dualidade total entre Espírito e Matéria, pois um precisa do outro, e ambos caminharam juntos, lado a lado, no surgimento da Vida, por centenas de milhões de anos, na maravilhosa existência Terrestre.

Quanto ao que explicamos acima, daremos alguns esclarecimentos adicionais. Como vimos, após a "descida" do princípio espiritual, através dos diversos planos, por um automatismo do ser, este princípio consciencial adquiriu, em cada plano, na intimidade do seu ser ainda em formação, de forma embrionária, várias características iniciais, embora rudimentares, que à semelhança de uma pequena semente, viria dar vida, muito mais tarde, à uma imensa árvore, bonita e frondosa. Posteriormente, passou pelos diversos reinos: mineral, vegetal, animal, Humano; adquiriu inicialmente as sensações; muito mais tarde adquiriu o automatismo inconsciente e o instinto; depois vieram os sentimentos e pensamentos. A chegada ao reino humano é uma conquista magnífica, pois é somente no reino humano que ele tem condição de ser chamado de Filho de Deus.

Durante os diferentes ciclos evolutivos, o princípio consciencial se desenvolveu, e foram se formando, aos poucos, lentamente, tudo que faz parte do seu real ser. Inicialmente, durante milênios, o princípio consciencial vai residir nos cristais, em longuíssimo processo de auto-fixação, ensaiando, aos poucos, os primeiros movimentos internos de organização e crescimento volumétrico, até que surge, no grande relógio da existência, o instante sublime em que será liberado para a glória orgânica da vida, em sua passagem para o próximo reino. Em sua passagem pelos reinos inferiores, o princípio espiritual desenvolveu um corpo etérico bem acanhado. Sabemos que os cristais emitem um campo energético próprio, concluindo, assim, que nessa fase já existia formado um campo de energia sutil.

Após sua passagem pelo reino mineral, o princípio espiritual vai iniciar outra etapa de sua longa carreira evolutiva. Identifica-se com os vírus, logo a seguir com as bactérias rudimentares, as algas unicelulares e posteriormente com as algas pluricelulares. O princípio consciencial passa então a vivenciar as experiências nos vegetais mais complexos, melhor estruturados, onde ele vai adquirir a capacidade de reagir direta ou indiretamente a qualquer mudança exterior e depois a faculdade de sentir, captar e registrar as alterações do meio que o cerca (sensação), conquistas do princípio espiritual em seu percurso pelo reino vegetal. Nesse reino, ampliou-se esse campo energético, vital, e foram conquistados pequenos chakras, em sua fase inicial de desenvolvimento, que seriam ampliados nos futuros reinos.

Mais tarde, assinala-se o ingresso do princípio consciencial no reino animal. O princípio espiritual vai desdobrar-se entre os espongiários, os celenterados, os equinodermos e crustáceos, anfíbios, répteis, os peixes e as aves, até chegar aos mamíferos. Neste imenso percurso, o princípio consciencial estará enriquecendo a sua estrutura energética, aprimorando o seu psiquismo rudimentar e assimilando os valores múltiplos da organização, da reprodução, da memória, da auto-preservação, enfim, dos diversos instintos, preparando-se, futuramente, para a sublime conquista da razão. Este corpo vital, energético, que tanto falamos, se desenvolveu muito mais no reino animal, principalmente em determinados animais, e também os chakras foram passando por uma elaboração muito maior e mais complexa do que no reino anterior, aumentando sua quantidade, tamanho, forma, etc. Em alguns animais, foi formado um corpo astral (perispírito), embora fosse ainda um corpo espiritual na sua fase inicial de evolução.

Nesse reino animal, embora somente em alguns animais superiores (macaco, cão, gato, cavalo, muar e o elefante), identifica-se uma inteligência rudimentar, indicando, então, a existência e o início do desenvolvimento do corpo mental. Além dos atos instintivos, observa-se, às vezes, atitudes que demandam certo grau de perspicácia e lucidez. Seria uma forma primitiva de inteligência relacionada apenas a coisas que importam à auto-preservação do animal. Existem certos espíritos elevados, certa classe de espíritos, que cuidam de toda a natureza, desde, por exemplo, uma simples montanha rochosa, até todos os tipos de animais. São chamados também por Devas.

Até alcançarmos a idade da razão, com o título de Homem, dotado de raciocínio e discernimento, o ser automatizado em seus impulsos, na romagem para o reino angélico, despendeu nada menos de um bilhão e meio de anos, conforme nos ensina o espírito André Luiz. Esse foi o tempo aproximado que o princípio consciencial levou, passando pelos diversos reinos, até chegar ao reino hominal. Até então, o progresso tinha uma orientação centrípeta, ou seja, de fora para dentro; o ser crescia pela força das coisas, já que não tinha consciência de sua realidade, nem tampouco liberdade de escolha. Ao entrar no reino hominal, com a conquista da razão, aparece o raciocínio, a lucidez, o livre-arbítrio e o pensamento contínuo. O ser humano está apto a dirigir a sua vida, pelo esforço próprio, a iniciar uma evolução de orientação centrífuga, de dentro para fora. Porém, a conquista da inteligência é apenas o primeiro passo que o Espírito vai dar em sua estadia no reino hominal. Deverá agora, iniciar-se na valorosa luta para conquistar os valores superiores da alma, que permitirá ao Espírito alçar-se à comunidade dos Seres Angélicos.

Quanto ao que falamos anteriormente sobre os animais, convêm fazermos um esclarecimento necessário. Logicamente, o corpo energético do animal é inferior ao do Homem, assim como o seu corpo astral e seu corpo mental, que existe apenas em alguns desses animais. No reino humano, formou-se um corpo energético muito sofisticado e bem elaborado; formaram-se maiores quantidades de chakras, ampliaram-se seu tamanho, forma, velocidade de rotação e brilho. Foram conquistados e foram formados, inclusive, determinados chakras superiores, que não existiam nos reinos anteriores; assim como o corpo astral e o corpo mental do Homem se tornaram extremamente mais desenvolvido e refinado. Cabe dizer, no entanto, que tanto o corpo energético, quanto o corpo astral e também o corpo mental são diferentes em cada indivíduo, conforme sua evolução. Logicamente, todos estes corpos citados, comparando um ser humano altamente espiritualizado e um ser humano "sub-humano", desses que matam um monte de gente, são absurdamente diferentes entre si.

Nas eras passadas, em épocas remotas, não mais lembradas, o ser humano, após ser digno de fazer uso de um corpo humano, ao longo de sua lenta, mas sempre ascendente evolução, desenvolveu cada vez mais e ampliou o corpo astral (responsável pelas paixões, emoções, sentimentos, etc), embora como já foi dito, esse corpo já existisse, em sua fase inicial, no reino anterior, no reino animal. Mais tarde, desenvolveu de tal forma o corpo mental (responsável pela elaboração de raciocínios, pensamentos, discernimento, imaginação, memória, etc) conseguindo, assim, avançar cada vez mais no tempo e no espaço, conseguindo, com sua "inteligência", construir e destruir sua própria civilização. Por aí se vê que o homem atual ainda não é um ser pronto e, quem sabe, nunca será. Estamos em constante e eterna evolução. Cada vez mais conquistamos partes maiores do nosso próprio Ser. Existe, em todos nós, nos diferentes corpos, nos diferentes aspectos que compõe o ser humano, um "barro" que precisa ser modelado por nós mesmos, por todos os meios possíveis, para transformarmos essa simples argila em uma escultura divina, onde o Criador, Ele próprio, reconhecerá em nós, Sua imensa Beleza, Grandeza, e Majestade.

É de conhecimento comum que os espíritos passam por um longo processo de reencarnações sucessivas, não apenas no orbe terráqueo, mas em diversos mundos espalhados pelo cosmos. Tivemos vidas em outros planetas e teremos mais vidas em outros "educandários espirituais" ao longo da eternidade, até que este processo de nascimento e morte cesse por completo e paremos de renascer e vivermos somente do espírito e pelo Espírito. Quando chegamos a esse ponto, sabemos que o tipo de vida que se leva é diferente e não pode ser totalmente compreendido por nós ainda em nosso atual estágio de evolução. Chegamos a conclusão, então, que existem transmigrações interplanetárias, ou seja, a entidade vai viver em diferentes sistemas de vida, com diferentes corpos, pois isso é necessário e indispensável para nosso crescimento.

Essas transmigrações espirituais acontecem da seguinte forma: um ser humano viveu seu período de vida na Terra, cumpriu seus deveres aos quais tinha se comprometido cumprir antes de nascer; quitou a parcela do seu karma perante o planeta, não tem mais dívida perante a Terra, nem com seus semelhantes terrestres, tem a consciência limpa e sabe, dentro do seu ser, que pode seguir seu caminho; esse ser quando desencarna vai para o Astral Terrestre, ou seja, às esferas espirituais que circundam o globo terráqueo. Pode também ficar nesse espaço espiritual por um tempo, trabalhando em benefício dos seres humanos. Um dia, sabemos, por Ordem Superior, ele vai ser chamado a novas responsabilidades, em outro ninho estelar, para continuar a subir as escadas rumo ao Paraíso Eterno.

Este ser, agora desencarnado, vai ser conduzido por Entidades Maiores do Astral Terrestre para o Astral de outro mundo habitado. É lógico que seu psicossoma (corpo astral, perispírito, etc) terá que sofrer modificações para viver e se adaptar à esse novo ambiente espiritual, pois terá que se revestir dos fluidos do novo globo para poder viver nesse lugar. Essa entidade transmigrada ao novo mundo, ficará um tempo neste novo Astral, aprendendo sobre a vida neste diferente berço planetário, até que seja conduzido a nascer, viver, e cooperar com a evolução do planeta e de todos os seus seres. Não viverá apenas para si, multiplicará muito mais de si mesmo, doando ao novo mundo, em todos os sentidos, tudo o que puder doar para que esse planeta brilhe mais na imensidão celeste e seja como uma jóia refulgente refletindo a infinita glória da Criação do Grande Arquiteto do Universo.

Existem colônias pequenas, médias e grandes, com um número variável de habitantes. Algumas colônias são mais evoluídas que as outras, algumas são mais antigas, outras mais novas. Todas colônias tiveram sua origem, sua fundação, várias delas foram fundadas por espíritos nobres e elevados. A Colônia "Nosso Lar", por exemplo, foi fundada por espíritos portugueses. Em algumas colônias transitórias, onde a evolução do espírito é mediana, compatível com a média dos encarnados, existe o "aeróbus" (ver livro de Chico Xavier "Nosso Lar"), que é uma espécie de veículo, que flutua alguns metros acima do chão, capaz de transportar vários espíritos de um lugar para o outro. É uma espécie de veículo espiritual utilizada por espíritos que ainda não dominaram plenamente o processo de volitação (vôo no espaço). O "aeróbus" pode ir de uma colônia à outra, pode ir à diversos lugares no plano físico ou no plano espiritual.

Quanto à volitação, recorremos as palavras do Waldo Vieira, para explicarmos esse processo: "O encéfalo do psicossoma (corpo astral, perispírito, etc) tem circuitos impressos de memória cinestésica, ou dos movimentos, e o respectivo banco de memória, que organizam, ditam e programam a volitação, não só a preparação-decolagem até os mais sofisticados tipos, altos, extensos, e rápidos de vôo livre. Os rudimentos desses circuitos no cérebro constituem as estrias complexas do neo-estriado.".

Existem, no plano espiritual, em diferentes faixas vibratórias, diversos planos de existências, inferiores e superiores. Basicamente, dividimos em três todas essas regiões, a saber: Astral Inferior (com suas subdivisões), Astral Mediano (com suas subdivisões), Astral Superior (com suas subdivisões). Podemos citar, por exemplo, a existência do Umbral que é uma região espiritual atrasada, escura, sombria, situando-se em planos vibratórios mais densos, próximos à crosta terrestre. No Umbral encontram-se cidades, cidadelas, lugarejos, etc., nos quais convivem espíritos com o mesmo padrão vibratório. Precisamos esclarecer que não existe apenas um local chamado Umbral, mas, sim, muitas, inúmeras, milhares, de colônias extrafísicas atrasadas ou colônias espirituais umbralinas, desorganizadas, onde não há disciplina, nem ordem. Porém, podemos dizer, sem nos aprofundarmos no assunto, que existe, sim, uma espécie de "ordem contrária", ou seja, o domínio de seres inferiores, negativos, porém inteligentes, sobre os seres em geral. No entanto, tudo está sob a supervisão do Alto, porém, por determinação superior e pela Lei Maior, tudo permanecerá assim, até que por Ordem do Alto, tudo isso se encerre definitivamente, "dando à Deus o que é de Deus, e ao homem, o que é do homem".

O Umbral, em uma comparação mais simples, é como se fosse o purgatório, onde incontáveis espíritos permanecem por um período de sofrimentos, de intensidade variada, segundo o karma de cada entidade, para se purificarem interiormente, retificarem seus pensamentos e sentimentos, repensarem sua última existência carnal, e drenarem para fora do seu perispírito toda carga pesada que está sobre ele. Esses sofrimentos inicialmente advêm do interior da própria entidade, do próprio espírito pelas inúmeras falhas durante o trancurso da vida terrena. Às vezes acontece, em vez de resgatar dívidas de vidas e existências pretéritas, durante o período em que estava encarnada, acumulou mais dívidas para existências futuras; portanto, é inteligente da nossa parte nos esforçarmos para nos aperfeiçoarmos cada vez mais, dia após dia, polirmos os aspectos negativos do nosso ser que precisam e podem ser corrigidos, mudarmos nossas atitudes, comportamentos, etc. para resgatarmos débitos kármicos de pretéritas existências e acumularmos méritos kármicos para existências futuras melhores.

Conforme explicamos acima, outros tipos de sofrimentos são externos, ou seja, do lugar onde o espírito passa a viver temporariamente, como a paisagem sombria, mergulhada nas trevas ou em nuvens cinzentas e escuras a cobrir todo lugar; e todo tipo de flora e fauna que realmente existem nestas regiões sombrias; por exemplo, árvores secas, vegetação pegajosa, e, inclusive, animais um tanto exóticos, que nem existem na Terra, de natureza repugnante e inferior; a atmosfera mental e emocional carregada, além dos gritos de multidões de seres que parecem não encontrarem um fim para suas dores. O Umbral está ligado à Terra, pois tudo que a Humanidade emite através de ondas mentais, ou seja, através de pensamentos pesados, carregados de ódio, raiva, etc., envolve inicialmente o nosso próprio planeta, depois é projetado para fora dele, até os limites dessas cidades espirituais inferiores, atingindo principalmente as regiões espirituais mais próximas.

Por tudo que falamos acima, pelo homem terreno influenciar, irradiar cargas pesadas, em forma de pensamentos e sentimentos negativos aos planos inferiores, é que se ligam aos seres humanos, espíritos negativos, por uma afinidade energética recíproca, pois os semelhantes se atraem. Outro motivo é que pelo homem "sujar" energeticamente os planos inferiores, com energias deletérias, é que é permitida a influência desses seres espirituais "umbralinos", podendo atuar e "sujar" nossa Terra e a vida dos humanos que se ligam à eles, por suas próprias atitudes, comportamentos, pensamentos e sentimentos. Portanto, é melhor nos ligarmos somente aos seres espirituais de luz, pois eles somente poderão nos ajudar. Essa é uma escolha de cada pessoa. Quem vive com a Luz, vê seus caminhos claros, luminosos, e sua vida anda para frente. Quem se agarra à escuridão, não enxerga nada, só faz cair em buracos e se afunda neles.

É importante esclarecer que, mesmo diante do quadro acima apresentado, existem regiões ainda inferiores, descendo mais, mais e mais, onde o domínio sobre o ser imortal é cada vez maior. O ser se afasta cada vez mais da sua real natureza iluminada, como filho de Deus que é, e aos poucos vai perdendo partes superiores do seu próprio ser. Repetimos, quem se liga, por vontade própria à luz, por ela é envolvido e ajudado. Quem se liga à escuridão, por ela será dominado, todas as partes do ser, desde a parte espiritual, mental, emocional, até mesmo o controle de sua vida física, que foge às suas mãos. Enfim, continuando as nossas explanações, é preciso esclarecer que existem postos de socorro perto destas regiões sombrias, com toda segurança espiritual e magnética necessária. Alguns espíritos sublimes que descem a essas regiões astrais inferiores, socorrem àqueles que já clamam por socorro, misericórdia, enfim, por aqueles que buscam o perdão e o Amor de Deus. Essas entidades que sofrem nessas regiões, estão lá, por determinação superior, para diminuir o Karma da última existência ou de centenas de vidas pelas costas.

Existe também um lugar pior e inferior ao Umbral que são as Trevas (brevemente citado no livro do Chico Xavier "Nosso Lar"), situada abaixo da crosta terrestre, que aqui não vamos entrar em detalhes, mas salientamos que muitos assassinos violentos, marginais e criminosos de todas as naturezas, ficam nessas regiões, por longos e penosos períodos, até voltarem seu espírito ao Autor da Vida, com profundade e respeito, e principalmente humildade e sinceridade de coração. Em muitos lugares do plano espiritual inferior, existem verdadeiras e grandes prisões espirituais, com grades astrais mesmo, onde ficam os espíritos trevosos e perversos. Cabe esclarecer que essas grades são para os espíritos que lá estão confinados tão materiais quanto seriam as grades para os criminosos da Terra, ou seja, são intransponíveis.

O Autor dessa matéria, há muito tempo atrás, visitou essas prisões astrais. Inicialmente sobrevoamos uma área verde, depois fomos ao solo. Embaixo do solo, espiritualmente, tinha a construção de uma grande prisão. Fomos transportados pra lá. A construção era enorme. Não vamos entrar em detalhes, apenas dizer que conversamos com um dos responsáveis pelo lugar. Escrevo isso apenas para refletir que possivelmente existem certos lugares que são realmente mais "carregados" porque realmente há alguma coisa errada, vinda de algum lugar, mesmo quando não identificado.

Muitas pessoas, hoje em dia, estão interessadas pelos estudos da saída do corpo e também pelo desenvolvimento das suas capacidades extra-sensoriais ou faculdades parapsíquicas. Existe um grande números de pessoas, que tende a crescer muito, de praticantes da Tenepes. Essas pessoas, aliadas com as Falanges da Luz, trabalhando junto dos Serenões e sob a supervisão do Alto, executam um belo, admirável e grande trabalho. Através da prática da Tenepes, ajuda-se a realizar, aos poucos, as "reurbanizações extrafísicas". O que é isso? Resumindo, são limpezas espirituais de áreas extrafísicas, que afetam a área física, material, correspondente, e influi na vida das pessoas de certas regiões. Enquanto sobre uma cidade, tiver um "astral sujo", o tipo de vida que vai haver nestas regiões é pior. Quando se "limpa o astral", isso contribui para um tipo de vida muito melhor e de progresso na área física correspondente. Outro aspecto importante da Tenepes, é a contribuição para que seres espirituais atrasados, que não reencarnam há séculos, que fogem as reencarnações e prejudicam os homens, a partir do plano astral, sejam obrigados a reencarnar e se reajustarem perante a Justiça Divina. Tudo isso significa que a Terra está passando, e por algum tempo ainda vai passar, por acontecimentos negativos, mas que isso é necessário, até certo ponto, para "limpar toda sujeira" e reorganizar a "casa", tudo para melhor.

Ainda em relação a estas prisões, resumindo, dizemos que vimos muitas coisas inenarráveis, que, por um cuidado com nossos irmãos terrestres, não vamos transmitir. Muito mais tarde, surgiram alguns livros de Umbanda que falam um pouco da realidade dessas prisões. Essas prisões, assim como as inúmeras casas existentes no Astral, são dessa mesma natureza; explicando melhor, um espírito no plano espiritual não poderia passar pelas paredes de suas casas astrais, embora o consiga com as paredes da Terra, pois são diferentes, na sua contextura, da matéria astral; Outras regiões subcrostais são as zonas abissais, também conhecido como o Abismo, onde existem espíritos que perderam a forma humana, devido a vivência constante, por muitas vidas, no mal. O perispírito desses espíritos se desconfigura, fica disforme, como uma massa escura cizenta. Existem ainda muitos espíritos perversos que sofrem o fenômeno de licantropia, ou seja, a sua forma perispiritual vai regredindo, até ficar parecida com um animal, por exemplo.

Outro lugar espiritual atrasado é conhecido pelos espíritas, como "Vale dos Suicidas", onde os suicidas geralmente vão depois de cometar um auto-assassinato. Esse nome, em alguns casos, é também batizado pelos próprios Guias Espirituais, embora, antigamente, o nome dado ao mesmo lugar era totalmente diferente e mudou de tempos em tempos. É um lugar de grandes sofrimentos, pois o suicida percebe que a vida continua, lembra dos seus familiares que tanto o estimavam e amavam, e que jogou tudo fora, não tem mais como voltar atrás e pesa-lhe imensamente a consciência com terríveis remorsos; existem alguns casos, ainda, de pessoas que, quando encarnadas, conheciam sobre o mundo espiritual, os diversos estudos sobre o espírito, as comunicações mediúnicas da existência de uma vida melhor e superior e mesmo assim se matam, e se matam justamente por isso, porque esperam encontrar uma vida melhor; Será que vão ter? Vamos analisar: quando eles desencarnam nesta situação, geralmente vão para lugares onde existem entidades afins, que fizeram coisas semelhantes com seu próprio ser. É necessário mostrarmos a todos, algumas conseqüências desse ato. O espírito da entidade que cometeu o suicídio vai ficar um tempo no astral inferior para resgates kármicos e reajustes, ao mesmo tempo para drenar para fora do seu perispírito a carga espiritual tóxica e nociva que carregava no seu envoltório espiritual, purgando-o aos poucos, para ir eliminando o mal. Posteriormente, vai ter uma reencarnação para resgate kármico, geralmente dolorosa, segundo seu karma, para a devida expiação.

Devemos lembrar sempre que tudo no Universo é regulado e mantido em equilíbrio por Leis Divinas, sábias leis, que mantém em harmonia tudo que existe na criação. A infração dessas leis causa um desequilíbrio que naturalmente irá requerer uma situação que compense esse desequilíbrio causado. No caso do suicídio, esse gesto além de ter prejudicado, por completo, a vida recém-finda, pode prejudicar também várias vidas futuras na matéria, ou seja, não repercute apenas na vida posterior ao suicídio, pode repercurtir também em outras tantas, "dependendo do impacto causado na onda com a força da pedra", até que a harmonia volte a reinar no interior do ser em consonância com as Leis de Deus até que o homem volte a caminhar respeitando essas Leis, sendo beneficiado por elas, e não as infringindo, causando mal para si próprio. A vida no homem na Terra é causada por uma série de fatores espirituais quase incompreensíveis, porém vale sempre lembrar que o beneficiado é sempre ele próprio.

Apesar de muitas doutrinas e filosofias espiritualistas pregarem o desapego a vida, às coisas materiais, nós dizemos o contrário disso. É necessário e indispensável, ter um grande apego e apreço enorme pela vida. A vida tem muito valor. Ela é valiosa. É uma grande oportunidade que deve ser aproveitada a cada segundo para construirmos nossa felicidade e a de nossos irmãos. Tem gente que espera morrer, sem realizar nada, sem ao menos tentar. A sorte, a felicidade, o bem-estar, estão a disposição de todos que se esforçam em lutar. Para o preguiçoso e o comodista tudo parece dar errado. As pessoas, em geral, querem tudo com facilidade. As facilidades, as ilusões, o desvio e não cumprimento do Dharma (dever), da Boa Lei, a falta de ombridade de caráter, moral e bons costumes, afastam todos do caminho. O caminho é maravilhoso para quem contribui, se ajudando, e, assim, sendo ajudado pela correnteza da vida que corre a seu favor. Quem não se ajuda, nada contra a correnteza e a vida fica complicada. A inteligência do que é bom e saudável para nós dirige a ação e a vontade determinada de mudar, porque é necessário e preciso. Esforçando-nos para mudar, a vida toma outros rumos, maiores e melhores, nunca antes sonhados.

É necessário dizer que cada um é um e não há dois iguais. Mas a Justiça Divina é sempre feita, em todo Universo. Prefirimos não usarmos o termo justiça, pois já ficou consagrado, em uma de suas partes, que é algo que pune, castiga, etc. Prefirimos usar o termo AMOR DIVINO, pois o Amor do Nosso Pai Deus Criador, não castiga, mas reconhece as falhas humanas, que precisam ser corrigidas, para cada um construir sua própria felicidade. Então, para o BEM deles, para a felicidade tão próxima de cada espírito, é necessário transformar o chumbo humano em ouro puro espiritual, através da alquimia divina efetuada pelo próprio ser. Isso é feito em muitas reencarnações, em muitos renascimentos, através de esforços constantes de progresso. Portanto, concluímos dizendo: o AMOR DE DEUS corrige para a felicidade imediata e futura dos seus filhos; nunca, jamais, castiga ou pune. Deus é o Supremo Amor que sustenta a Vida e o AMOR é o ELO COMUM DE LIGAÇÃO entre todos os seres viventes. O Amor é a Palavra da Vida e o Idioma Universal entre tudo que está vivo.

Existe uma lenda em que o tempo no plano espiritual é muito diferente do nosso. Um ano lá equivaleria à várias décadas na Terra, aproximadamente, ou seja, o tempo da "quarta dimensão" seria muito mais rápido. É preciso esclarecer que o o nosso sol é o mesmo que ilumina de dia as inúmeras colônias espirituais existentes em torno da Terra. Então, da mesma forma que a Terra gira em torno do sol (junto com seu duplo astral, ou seja, sua contraparte extrafísica), em um ano terrestre, os espaços astrais-espirituais do nosso planeta também seguem esse rítmo-ciclo. Então, o tempo é exatamente o mesmo. Um dia terrestre equivale à um dia espiritual. O mesmo acontece com as semanas, meses, anos, etc. Porém, as colônias e planos mais afastados da Terra que não necessariamente "orbitam" o planeta, o tempo realmente é muito diferente do nosso tempo humano-terrestre.

O plano extrafísico se situa astralmente acima da Terra, nos diferentes planos existenciais, que coexistem harmônicamente em nosso mundo. O plano astral é a contraparte imaterial do mundo. Cada cidade tem sua contraparte espiritual, ou seja, seus espaços extrafísicos (e suas respectivas colônias espirituais) "acima", nos "céus", desta ou daquela cidade. É importante dizer também que o Sol que ilumina nossa Terra é o mesmo que ilumina as inúmeras colônias espirituais existentes em torno da Terra, com uma única diferença básica, pois assim como a Terra, o Sol também tem sua parte física e sua parte astral, ou seja, sua esfera física e sua esfera astral. Sendo assim, essa esfera astral solar ou parte astral do Sol com suas energias solares astralinas ilumina, com muito mais intensidade, Amor, luz, vida e energias as colônias existentes em torno da Terra. Assim também a nossa Lua é a mesma que ilumina de noite o céu das colônias espirituais. Portanto, podemos dizer que nas cidades espirituais existe dia e noite, "assim na Terra, como no Céu". Porém, nos planos mais elevados, além da luz solar e da luz lunar, existe uma luz própria, astral, luminosa, que, por ela mesma, ilumina tudo e faz resplandecer todos os lugares.

Acima do Plano Astral, temos o Plano Mental. É uma dimensão muito superior às outras. Aqueles que vivem no plano mental, logicamente fazem uso do corpo mental. O plano mental é constituído de matéria mental, que é encontrada nesse próprio meio; assim como o corpo mental é revestido dessa mesma matéria. A matéria do plano mental está mais próxima da energia primordial (fluido cósmico universal, energia imanente, chi, etc), ou seja, dessa energia livre que permeia todo o Universo. O corpo astral é inacessível à essas regiões. Somente alguns poucos encarnados, vivendo aqui no plano material, e os espíritos, vivendo no plano espiritual, tendo um desdobramento com o corpo mental, raras vezes podem ver as belezas encontradas nesse Plano Sublime.

O Plano Mental é uma dimensão muito evoluída. Nesta dimensão superior não existem casas, templos, hospitais, vida vegetal e animal, tal como na Terra e no Plano Espiritual. Não existem colônias organizadas e limitadas; existe, sim, o infinito universo ilimitado de Deus. Não existem formas definidas ou delineadas nesse plano. É muito difícil até mesmo para os projetores conscientes que lá estiveram descreverem este plano maior. Não há nada terrestre, no mundo material, e nada no plano espiritual, nas colônias espirituais, para comparar ou tomar como referência. Podemos dizer que o tipo de vida que se desenrola nessa e a partir dessa dimensão é muito superior em todos os aspectos, porém é um tipo de vida ainda incompreensível para a humanidade terrestre no seu atual estágio evolutivo.

Até atingirmos esse alto estágio evolutivo, são necessárias muitas vidas em um corpo físico (através das sucessivas reencarnações), são necessários muitos períodos intermissivos (intervalo entre as vidas no plano espiritual utilizando o corpo astral-espiritual), até desativar-se, por completo, todos os corpos (físico, energético, astral - 1ª, 2ª, 3ª mortes), para viver-se apenas com o corpo mental. A sabedoria das idades nos fala que o homem, seus corpos, e todos os planos, enfim, que este universo conhecido é setenário. Baseados nisso, acreditamos que vai haver um momento que o corpo mental será descartado. Porém, podemos dizer que a partir do corpo mental e neste respectivo plano, se encerram definitivamente os ciclos contínuos das reencarnações sucessivas, e a consciência vive apenas com esse corpo no Plano Mental, podendo ir, logicamente, para o plano astral, visitar as colônias espirituais; poderá ir também ao plano físico e para qualquer lugar do Universo.

Quando se atinge essa alta condição evolutiva, somos Consciências Livres. Livres das reencarnações sucessivas e de todo e qualquer sofrimento. A Realidade do Nirvana, da bem-aventurança sem limite, é Eterna. O mundo, que virará um grande vazio no espaço, é impermanente, assim como também o é o sofrimento, doença, velhice e morte, tudo isso é impermanente e passa. O que está além de tudo, essa Grande Realidade, existe desde sempre, e não passa, sendo, assim, Real. A bem-aventurança sem limite é possível a todas as criaturas, sem excessão, através dos esforços contínuos da consciência em evoluir, rumo à uma vida maior e melhor.

A Consciência Livre dirige o processo evolutivo de outros espíritos menos evoluídos que buscam a perfeição. As Consciências Livres também supervisionam e orientam, sempre para o bem de todos, a evolução dos seres espirituais, nas inúmeras colônias espirituais, e de todos os seres físicos da Terra. No Universo, tudo se faz Hierarquicamente, sempre do Alto para baixo, e nos diversos planos existenciais da multidimensionalidade. Nas diversas dimensões existentes, existem inúmeros seres, espirituais ou físicos, que recebem as ordens vindas da Espiritualidade Superior, e as cumprem, para o bem comum da sua coletividade.

Nessa condição evoluída de Consciência Livre, em um corpo mental amórfico (um foco de luz, um "clarão", uma "chama", que se irradia para todos os lados, em diversos níveis de frequência), a comunicação é superior à comunicação telepática utilizada pelos espíritos em geral. É uma comunicação não-verbal, não se utiliza de palavras, mesmo mentalmente, é uma transmissão de idéias apenas, em blocos, em uma velocidade incrível, quase instantânea. Pode ser chamada de cosmocomunicação ou comunicação cósmica.

A Consciência Livre vive constantemente em estado de cosmoconsciência ou Consciência Cósmica. Nessa condição superior, a consciência sente a presença viva do Universo pulsando em seu interior e se torna Una com ele, formando uma Unidade indivisível, sentindo toda Grandeza Magnífica da Vida, nos seus múltiplos e variados aspectos. É a percepção da unidade entre todas as coisas. É sentir o Todo vibrando em seu interior e viver nessa beatitude sublime toda Eternidade.

A Consciência Livre não tem absolutamente nenhuma necessidade. Eles não tem nada, mas tem tudo. A Consciência Livre vive em uma vigília permanente. Não existe sono. Não existem dias, nem noites, mas a Eternidade e o Infinito, na Resplandecente Luz Astral do Nosso Pai Maior Criador da Vida, Autor Sublime da Criação, Poeta da Vida, DEUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário