segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Abrindo os Chakras

A palavra chakra vem do sânscrito, e significa roda, círculo em movimento.

Suas representações orientais são traduzidas por desenhos com pétalas ao redor de um centro. Cada pétala corresponde a um vórtice, dentro da anatomia do chakra.

Em geral, os chakras não apresentam mais que cinco centímetros de diâmetro.

Ao estudarmos e entendermos um pouco sobre o funcionamento dos chakras, compreenderemos melhor como funcionamos. Veremos que os chakras também possuem seu próprio metabolismo, seu próprio esquema de eliminação e desintoxicação (sua própria lixeira, se podemos assim nos expressar), e são extremamente sensíveis a qualquer manifestação positiva ou negativa de nossos pensamentos e crenças. Veremos que através deles, somos capazes de concretizar aquilo que verbalizamos!

Livro: Mãos de Luz, Barbara Ann Brennan, Ed. Pensamento.

Livro: Mãos de Luz, Barbara Ann Brennan, Ed. Pensamento.

O desenho esquemáticoao lado é uma representação energética frontal e posterior dos chakras, segundo Brennan (1987).

  • Sua pesquisa revela que o caminho metabólico que a energia primária (cósmica, chi, orgone, prana, etc) realiza, primeiramente, é ser absorvida pelo chakra, que a filtra;
  • Em seguida, esta energia, que agora é secundária, vai para os nádis (que ela chama de rios de energia, como veias energéticas, canais de ligação ou nervos, segundo outras traduções), que enviam a energia para o sistema nervoso, em seguida para o endócrino, e, depois, para a corrente sangüínea, e então, o corpo é alimentado;
  • Cada chakra metaboliza uma vibração de energia em particular, segundo a velocidade, o número de vórtices e sua freqüência, e se relaciona com uma glândula e um plexo nervoso principal;
  • Então, a função dos chakras é vitalizar o corpo energético e o físico, provocar o desenvolvimento de diferentes aspectos da autoconsciência, além de transmitir a energia.
fonte do texto acima:  http://luciaureakaha.wordpress.com
 
**************************
 
Abrindo os chakras   

Continuando a falar dos chakras, hoje vamos conhecer alguns exercícios que podem ser feitos por nós para abrir os nossos chakras. Mas você pode, claro, se perguntar: "porque fazer isso?" E eu explico: cada um dos nossos principais chakras tem uma função específica e quando estes estão em pleno equilibrio, nos sentimos bem, temos disposição e nosso corpo resiste bem a doenças, contudo, quando nossos chakras não estão devidamente equilibrados isso tudo acontece ao contrário.

É como se ao fazer esses exercícios o seu corpo recebesse uma "dose extra" de energia sua e da natureza a sua volta. Então vamos lá:

As meditacões chakrais usam os mudras, que são posições especiais da mão, para abrir chakras e os mantras que nos ajudam a concentrar naquilo que precisamos e assim levar energia aos chakras.     

Antes de começar: medite lentamente, sinta sua respiração: fazendo inspirações e respirações, sempre pela boca. Não será fácil inicialmente, mas aos poucos você conseguirá. A respiração feita pela boca no inicio é bastante cansativa e produz certo desconforto, mas conforme você vai realizando esses exercício, a tendência é seu corpo se acostumar.      

Entoe o canto: omane padame ommmmm várias vezes e vá treinando a sua respiração lentamente. Não tenha pressa para conseguir respirar corretamente. O importante é você ter total domínio de sua respiração, de forma a relaxar seu corpo e sua mente.

Abrindo o Chakra Raiz   

lunna1 039

Vamos começar pelo Chakra Raiz: encoste as pontas de seus dedos, do polegar as do dedo indicador. Enquanto isso cante o som LAM (usando sua respiração de forma firme, forte e deixe diminuir a intensidade lentamente).
Concentre em seu chakra raiz que fica entre seus orgãos genitais. Lembre-se que o elemento ligado a esse chakra é o Fogo.

Abrindo o Chakra Sacral

lunna1 040

O próximo Chakra, conhecido como Chakra Sacral também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo.Ponha suas mãos em seu colo, palmas acima, uma sobre a outra. Mão esquerda embaixo, sendo que seus dedos esquerdos devem tocar na parte traseira dos dedos da mão direita. As pontas de seus dedos polegares devem se tocar delicadamente enquanto você entoa o som VAM. Concentre-se em seu osso sacral.

Abrindo o Chakra Umbigo

lunna1 042 

O Chakra Umbigo está relacionado com as emoções.
Realize o exercício da seguinte maneira: encoste seu dedo polegar esquerdo sobre o ossinho do dedo indicador direito e repita esse movimento com seu dedo polegar direito. Una todos as pontas dos seus demais dedos como mostra a fotografia.    

Concentre-se no chakra umbigo situado na coluna vertebral, um pouco acima do nível do Umbigo, enquanto isso entoe o som RAM.

O elemento relacionado a esse chakra é o Fogo.

Abrindo o Chakra do Coração

lunna1 043

Sente-se de pernas cruzadas. Deixe as pontas de seu dedo indicador e do polegar se tocarem. Acomode sua mão esquerda sobre seu joelho esquerdo e sua mão direita na frente da parte mais inferior de seu osso do peito, pouco acima do pulmão.   

Concentre no chakra do coração na coluna vertebral, no nível do coração e entoe o canto YAM.

Abrindo o Chakra da Garganta

lunna1 044 

O Chakra Laringeo está diretamente relacionado com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz.

Para abrí-lo faça o seguinte exercício: cruze seus dedos no interior de suas mãos, sem os polegares como se fosse alongá-los. Toque a ponta de seu polegar esquerdo ao direito e puxe-os para cima ligeiramente como se os levassem em direção a sua garganta. Concentre-se no seu chakra na base da sua garganta enquanto entoa o som HAM.    

Abrindo o Chakra do Terceiro Olho

lunna1 045 

O sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção.

Ponha suas mãos antes da parte mais inferior de seu peito. Faça com que seus dedos médios se toquem no alto, de forma que fiquem retos. Aponte-os para a frente. Os outros dedos devem ser são dobrados de forma que suas falanges se toquem. Os polegares apontam para você e se tocam no alto, como se formassem um coração.    

Concentre-se no chakra do terceiro olho que está entre as suas sobrancelhas e entoe o som OM ou AUM.

Abrindo o Chakra Coroa

lunna1 046 

O sétimo é o mais importante dos chacras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta.   

Ponha suas mãos antes de seu estômago. Deixe os dedos anelares apontarem acima. Cruze o resto de seus dedos, com o polegar esquerdo debaixo da direita.

Concentre-se no chakra no alto de sua cabeça entoando o canto AUM

Uma observação muito importante é que em momento algum você deve abrir todos os seus chakras de uma só vez. Comece pelo Chakra Raiz e vá sentindo as diferenças em seu corpo. A tendência natural é que você sinta a sua energia pessoal mais forte. Então passe para o chakra seguinte.

São exercícios que devem ser feitos diariamente e com a aplicação necessária para que você sinta a diferença.

 

O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia




--
 

 

O amor que remove montanhas,
o amor que inspira a todos a desejarem um mundo melhor,
o ser humano que ama a todos como a si mesmo,
e que deseja apenas ser  . . . ser luz  e finalmente
 encontrar  o Reino de Deus
em seu coração !!!
 
Irene Ibelli 
Empreendedora Digital, Humanista e Espiritualista
Eleita Cidadã Planetária Pelo Projeto
Vôo da Águia

Um comentário:

  1. Tem algum problema ficar com uma das mãos um pouco fechada? porque eu não consigo deixar minha mão esquerda igual à da foto.

    ResponderExcluir