Você sabia que existe uma técnica muito propícia para promover o amor-próprio e elevar a autoestima? O nome dela é Ho'oponopono! Com origem havaiana, essa técnica tem o foco na cura e na libertação dos pensamentos e emoções negativas que impedem uma pessoa de encontrar a felicidade e alcançar os próprios sonhos. O Ho'oponopono e o amor-próprio possuem uma ligação muito grande, partindo do pressuposto de que a técnica propicia muitos benefícios para um indivíduo como ser humano único e singular no mundo.
Segundo a filosofia do Ho'oponopono, todas as situações adversas que surgem na nossa vida são lembranças do passado que retornam para que possam ser purificadas no nosso ser. As memórias afetivas que temos diante de determinados momentos da vida geralmente seguem um padrão de comportamento baseado no que já foi vivido, ou seja, é preciso fazer uma autoanálise e limpar todos os pensamentos e sentimentos que nos trazem infelicidade e que até nos fazem perder diversas oportunidades na vida.
Para ficar mais claro, vamos supor que você cresceu em uma família que tinha grande dificuldade financeira e você guardou algumas memórias negativas que possuem relação com o dinheiro. Se você não limpar tais memórias, é bem provável que essas questões financeiras estejam sempre presentes nos seus dias de uma forma negativa. Por isso, é muito importante olhar para si mesmo e entender o que se passa no seu interior. Claro que é comum sentir dificuldade para tal ato, mas, em casos assim, a técnica do Ho'oponopono pode te ajudar!
O Ho'oponopono e o amor-próprio consistem em um processo de integração pessoal, no qual toda a memória de desamor é apagada do seu subconsciente. Essa prática pode mudar completamente a sua vida e fazer com que você se liberte de toda a negatividade que o seu inconsciente guarda e te impossibilita de viver de uma forma leve e alegre. Entenda um pouco mais sobre o assunto a seguir:
Como ter amor-próprio
Primeiramente, você precisa entender a importância de amar a si mesmo. É praticamente impossível amar alguém sem antes entender o valor que você mesmo tem. Você pode até dizer: "Eu não sei se me amo o suficiente, mas, mesmo assim, consigo amar as outras pessoas", e você não está completamente errado! O ponto é que a partir do momento em que você não se ama, qualquer relação de amor fará com que os sentimentos bons se transformem em dependência emocional, pela falta que você tem de si mesmo e muitas vezes não percebe.
Ter amor-próprio é se aceitar, se perdoar pelos próprios erros, é não ser tão crítico consigo mesmo e cuidar de si. Muitas pessoas podem confundir o ato de se amar com egoísmo, mas saiba que os dois são coisas completamente diferentes. Quando você se ama, automaticamente você se preocupa e cuida dos outros. Você não é o centro das atenções, porque você se torna o centro do seu mundo, onde você tem a ciência de que o reflexo do seu ser atinge as pessoas que vivem ao seu redor. E o que você deve se questionar é: "O que eu passo para as pessoas?", não como uma cobrança, e sim com o intuito de evolução.
No século em que vivemos, o ser humano tem o seu psicológico estruturado a partir da ânsia de amar e ser amado – o que significa que a estrutura emocional de cada pessoa automaticamente é baseada nas energias da sua relação com fatores externos como ambiente, outras pessoas… mas raramente consigo mesma, e é aí que as pessoas se perdem.
Na busca pela satisfação dessa ânsia/necessidade, o ser humano começa a investir as suas forças em tudo o que é externo e acaba se esquecendo de que o seu interior é o que pode definir tudo. A forma de comportamento, a forma de olhar o mundo, de lidar com as pessoas e situações, entre outras coisas, são resultados da forma como cada um olha pra si mesmo.
Você já percebeu que em vez de buscar por evolução você sempre age na defensiva? Querendo sempre se defender de algo quando, na verdade, ninguém está te atacando?! Isso ocorre pela falta de conhecimento que você tem de si mesmo e também pela forma que você lida com o seu próprio ser.
A ligação entre o Ho'oponopono e o amor-próprio pode te reconectar com o seu interior e fazer com que você libere todas as memórias construídas a partir de situações ruins mal resolvidas, para que você consiga ser mais amável consigo, praticando o perdão e elevando a autoestima.
Praticando o amor-próprio com Ho'oponopono
A técnica do Ho'oponopono baseia-se em 4 frases, e a prática do Ho'oponopono e o amor-próprio requer que você verbalize ou mentalize elas em primeira pessoa (mas pode ser feita com outras pessoas e também com objetos):
1. Sinto muito: aqui, você assume total responsabilidade por tudo o que acontece na sua vida. É preciso entender que você é a única pessoa responsável pelo que vive hoje;
2. Me perdoa: pedir perdão para si mesmo consiste em se abrir para que o que o ruim saia, para que o seu ser seja purificado de qualquer mágoa ou mancha de algo que já tenha acontecido;
3. Eu te amo: é preciso reconhecer que o amor é um sentimento forte e também a energia mais poderosa que pode transformar as situações da sua vida e, que se amar é o primeiro passo para viver feliz;
4. Eu sou grata: sentir gratidão por tudo, não só pelas coisas boas, é um ato generoso de reconhecimento. Se você é grato, você lida com todas as situações com sabedoria e aceita as "sujeiras" presentes, limpando-as sem negar ou ser resistente com os problemas.
Diante desse despertar, você precisa se atentar a algumas coisas para promover o seu autocuidado e buscar o autoconhecimento:
Praticar diariamente o Ho'oponopono, faz com que o seu emocional seja curado e a sua autoestima elevada. Isso acontece porque você aceita em vez de resistir, e quem aceita, resolve.
A técnica proporciona é uma limpeza energética e emocional e promove o perdão, que fazem com que todas as memórias que travam a sua vida sejam deixadas para trás. Você começa a se perdoar, não mais se culpar por algo. E a partir de tudo isso, você cria a consciência do quão especial você é e que tem o poder de modificar a sua vida.
Por que essa é uma técnica tão poderosa?
Por mais que pareça super simples, o Ho'oponopono é extremamente poderoso. A sua filosofia é inteiramente de cura e libertação. É como se você fizesse as "pazes" com tudo o que te impede de viver bem e, como consequência, fique feliz consigo mesmo. É como abandonar os pesos e voltar toda a sua atenção para as boas vibrações do seu ser.
Quando você vibra amor, permite com que Deus se comunique com o seu ser por meio da sua intuição. Com certeza você sabe que o amor é a base de Deus, e que amar a si mesmo segundo a Bíblia, significa que você precisa ser cauteloso consigo, cuidar do seu corpo, da sua mente, se respeitar e ter a ciência do seu valor (Mateus 10:31). Uma pergunta, se Deus te ama exatamente do jeitinho que você é, por que você não pode se amar também?
Você também pode gostar
- Veja algumas dicas para curar-se com o Ho'oponopono
- Aceite o desafio: 28 dias de amor-próprio
- Atente-se aos benefícios da prática do Ho'oponopono
O poder do Ho'oponopono e o amor-próprio estão na consciência criada ao entender que, se você está passando por algo ruim agora, o erro não está no outro, mas em você. E o melhor de tudo é que é você quem pode mudar isso!
Dicas para conhecer mais sobre o Ho'oponopono e o amor-próprio
Exitem alguns métodos e dicas na internet que podem te auxiliar nessa busca por autoconhecimento e amor-próprio com o auxilio do Ho'oponopono. Veja algumas:
fonte: https://www.eusemfronteiras.com.br/hooponopono-e-o-amor-proprio/
Nenhum comentário:
Postar um comentário