O desenvolvimentismo do regime militar
Sua tese é completamente equivocada. O Governo Militar de 64 a 85 foi ALTAMENTE DESENVOLVIMENTISTA e a partir da Presidência Geisel foi mais anti-americano do que Lula, ao romper o Acordo Militar brasil-EUA e a celebrar contra total oposição americana o ACORDO NUCLEAR BRASIL ALEMANHA. Também foi contra os EUA no reconhecimento do governo marxista do MPLA em Angola em 1975, quando os EUA apoiavam a UNITA, que também queria governar Angola.
O Governo Geisel ao formular e executar o Plano Nacional de Desenvolvimento-PND construiu a segunda e ultima base industrial brasileira ao promover a INDÚSTRIA PETROQUIMICA DE ULTIMA GERAÇÃO, indústrias de bens de capital, como hidro-geradores, grandes prensas para indústria automobilística, maquinas de grande porte para indústria de celulose e papel laminadoras para indústria siderúrgica, indústria bélica de misseis e blindados, fabrica de locomotivas, expansão da EMBRAER. Foi Geisel que INICIOU A EXPLORAÇÃO MARITIMA DE PETROLEO, que hoje é a base da produção brasileira.
As realizações do Governo Militar brasileiro são muitas vezes superiores em quantidade e qualidade a todos os governos sucessores como por exemplo:
1.Todos os aeroportos internacionais do Pais.
2.As três maiores refinarias de petróleo do Pais, base do refino até hoje.
3.A triplicação da capacidade da indústria siderúrgica.
4.A grande indústria de alumínio.
5.EMBRAER
6.EMBRAPA
7.31.000 MW, quase metade da geração brasileira de energia hídrica, incluindo Itapu e as usinas nucleares de Angra I e Angra II.
8.Produção brasileira de ETANOL, iniciada no Governo Militar.
9.Os metrôs de São Paulo e Rio
10.As melhores rodovias do Brasil, Imigrantes e Bandeirantes em SP.
A lista poderia ter mais 20 itens.
As gerações atuais pensam que tudo o que usa, bebe, come, transporta no Brasil caiu do céu e já existia por obra do Espirito Santo, não sabe quando a infra estrutura brasileira foi construída. FOI QUASE TUDO FEITO ENTRE 64 e 85, é SIMPLES ASSIM.
Fonte: https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/o-desenvolvimentismo-do-regime-militar
Nenhum comentário:
Postar um comentário