O que esperar de 2014? Bom, se você acha que 2013 foi difícil, não se assuste, mas foi só uma preparação para o que está por vir. Não é que o próximo ano vá ser catastrófico necessariamente, o que ocorre é que 2014 promete ser o ano das grandes mudanças, das mudanças reais para as quais estivemos nos preparando nos últimos tempos. As principais configurações apontam os temas que estarão ativados no próximo ano: Relacionamentos de todos os tipos, justiça, igualdade, equilíbrio, administração e mudanças no poder, gerenciamento de conflitos, decisão e ação, liberação de situações estagnadas e inauguração de novas atitudes e posturas.
O MAPA DE INGRESSÃO
Analisemos primeiro o mapa de ingressão do Sol em Áries, que é quando o ano começa astrologicamente. E aqui há sinais de muita complicação. O mapa traz Câncer no Ascendente, indicando um ano em que nos voltamos para questões da nação, da pátria, da família e dos clãs, tudo a ver com um ano de copa do mundo. Júpiter no Ascendente enfatiza o clima de otimismo e os temas da justiça e da política, que são destacados duplamente pela presença do Sol e de Urano na casa nove. Aliás, Urano na casa nove é o ponto focal de uma Cruz T com Júpiter e Plutão, configuração que já vem sendo trabalhada desde 2013, mas que ganha força em 2014, sinalizando um ano de trocas importantes no poder, onde muitos caem e outros tantos se elevam. Além disso, algo muito preocupante é o fato de o Sol estar praticamente sem aspectos – apenas faz um trígono bem amplo, fora de signo, com Saturno em Escorpião. Quem também está praticamente inaspectado, incomunicável, é Marte, que ainda está retrógrado – Quer dizer, podemos esperar um ano de muitos extremos, de atitudes tresloucadas, ânimos acirrados, de rompantes positivos ou negativos, tanto em nível individual quanto coletivo. Marte retrógrado vai dar trabalho, ou melhor, vai nos obrigar a nos trabalhar e pensar cuidadosamente nas ações que precisam ser tomadas – falaremos mais sobre Marte logo abaixo. Um ano também muito intenso do ponto de vista emocional, mostrado pela Lua em Escorpião, conjunta a Saturno, formando um Grande Trígono com Quíron em Peixes e Júpiter em Câncer. Esse Grande Trígono vira um papagaio, que tem como ponto focal Plutão em Capricórnio – quer dizer, toda essa intensidade, todos esses conflitos, tem seu ponto de ebulição e de pressão máxima em Plutão, que estará mais ativo do que nunca, ou seja, ou transforma ou transforma!
Veja agora por período os pontos altos de 2014. Estas são análises rápidas, análise mais aprofundadas serão postadas ao longo do ano, conforme esses trânsitos forem se desdobrando:
JANEIRO-FEVEREIRO – Relacionamentos em cheque: Vênus Retrógrada / Mercúrio retrógrado
Vênus está retrógrada em Capricórnio desde 21 de dezembro e vai continuar assim até 31 de janeiro, quando volta ao seu movimento direto, mas ainda terá que percorrer o longo caminho de volta das profundezas, ou seja, ela ficou retrógrada no grau 28 de Capricórnio e voltará até o grau 13 deste signo. Até o dia três de março ela estará percorrendo esta área de "sombra", o retorno do período de introspecção. E o que significa isso? Significa um período de reavaliação de nossos valores, de nossos relacionamentos e do que eles representam em nossa vida. É um período de introspecção, de retiro, de maior isolamento. Fique atento aos desejos de sua alma e se necessário, faça isso voluntariamente, ou você pode ser surpreendido tendo que lidar com rusgas, brigas e complicações a dois. Vênus também rege o dinheiro, portanto, este é um período para repensar sua relação com os bens materiais – e uma manifestação óbvia disso é a diminuição da moeda na praça, portanto, previna-se e evite gastos desnecessários – janeiro e fevereiro são períodos de vacas magras. MERCÚRIO é outro que também fica retrógrado de 6 a 28 de fevereiro, enfatizando o tom de introspecção.
MARÇO –JUNHO – Marte em Libra fica retrógrado e forma uma Grande Cruz Cardinal com Júpiter em Câncer, Urano em Áries e Plutão em Capricórnio.
Marte é o planeta da ação, da vontade, da assertividade, da agressão e fica retrógrado a partir de 1° de MARÇO. Quando está retrógrado, sua forma de atuação fica diferente, indireta. A tendência é as coisas emperrarem e nos depararmos com obstáculos de todo tipo. Parece que nada sai do jeito que queremos e a ação fica de fato comprometida – no mínimo não sai nem no tempo nem do jeito que esperamos. Por isso, é preciso se armar de muita, muita paciência. Juntando-se a isso, a partir de dois de abril, Marte retrógrado entra em órbita da Grande Cruz Cardinal com Júpiter em Câncer, Urano em Áries e Plutão em Capricórnio. Essa Cruz simboliza um dos períodos mais tensos e intensos dos últimos tempos, um tempo de muita crise, conflitos diversos, mas também muito rico, e com grande potencial de mudanças verdadeiras e radicais. ABRIL será o mês crucial, o mês do "ou vai ou racha". No dia 15 haverá um eclipse total da Lua; no dia 21, ocorre mais uma vez a quadratura Urano-Plutão; e no dia 29 ocorre outro eclipse, desta vez do Sol. Em MAIO e JUNHO nossa vontade e determinação continuam a ser trabalhadas pela Grande Cruz Cardinal. Se você queria mudanças, a hora é essa! Mas tudo isso terá que ser feito com muita paciência e equilíbrio.
COPA DO MUNDO: O mapa da Copa do Mundo é procupante: é um mapa de Lua Cheia, um momento de crise, de eclosão. O Ascendente e Lua em Sagitário apontam um populismo desmesurado, otimismo exagerado e euforia que pode sair de controle; Marte em Libra está em oposição a Urano e em quadratura exata a Plutão, sinalizando um grande potencial para a violência e conflitos extremistas, dentro ou fora de campo; Netuno conjundo ao Fundo do Céu acena com decepções dentro de casa – acredito que a princípio podemos ser contaminados com um espírito ufanista, para depois sermos motivo de chacota mundo afora. No mínimo, esse posicionamento de Netuno indica uma incapacidade de vermos a realidade tal qual ela é, de vermos a nós mesmos como somos. Vênus opõe-se a Saturno, aspecto exato – nossa auto-estima pode sofrer bastante com este evento, e podemos nos achaar no velho papel da colônia "invadida" pelo estrangeiro mais evoluído, mais rico, mais sofisticado, que olha de cima para a nação tupiniquim. Esta é apenas uma análise bem rápida – uma análise mais aprofundada sera postada mais à frente.
JULHO – SETEMBRO – Júpiter ingressa em Leão e Marte em Escorpião.
No dia 16 de Julho Júpiter ingressa em Leão, e nossa vontade de expansão agora é focada no Eu. Marte ingressa em Escorpião no dia 25, sentindo-se em casa, muito mais confortável, porém, uma Cruz T continua sendo ativada pelos planetas transitando Câncer: Sol, Mercúrio e Vênus, até os primeiros dias de agosto, quer dizer, o trabalho ainda não acabou. AGOSTO é marcado pela quadratura SOL-Marte, o primeiro desafio que as decisões que tomamos em maio e junho enfrentam: nossas decisões e ações estavam mesmo em conformidade com os desejos mais profundos de nossa alma? Um pouco mais leve, mas nem tanto!
OUTUBRO-DEZEMBRO – Júpiter e Saturno dois velhos inimigos se encontram outra vez
Em Outubro Sol, Mercúrio e Vênus transitando Libra volta a ativar a Cruz T, há um eclipse Total da Lua no dia oito, reverberando os resultados de todo o trabalho feito por Marte durante seu trânsito de oito meses por Libra. Há ainda um eclipse parcial do Sol no dia 23. Em NOVEMBRO Júpiter em Leão entra em órbita de tensão com Saturno em Escorpião. Esses dois são inimigos, mas faces opostas da mesma moeda. Seus ciclos falam de mudanças nas leis, nos governos, mas em nível individual, convidam-nos a contrapor nossa fé e busca de sentido, a busca de crescimento e expansão, com a realidade e a necessidade de se ter um crescimento sustentado, um preâmbulo preparatório para o trânsito de Saturno em Sagitário, a partir de DEZEMBRO. Ainda em dezembro, no dia 14, ocorre a penúltima quadratura exata entre Urano e Plutão.
ELEIÇÕES: há um grande potencial de mudança e transformação nestas eleições, de mudanças no poder e na gestão de estados. Júpiter-Urano-Plutão representam uma quebra de paradigma na forma de gerir o estado e o poder. Mas há também potencial para extremismos.
Somando tudo isso, 2014 será um ano em que seremos testados até a medula. Testados em nossa integridade, em nossa paciência, na validade e legitimidade de nossos propósitos e na nossa determinação. Mas com certeza será um ano de grandes mudanças, depende de cada um que essas mudanças sejam positivas e representem crescimento ao invés de retrocesso.
Como você pode se preparar para o furacão 2014? Estando aberto a mudanças – não resista, ao invés disso, identifique quais áreas da sua vida precisam de decisões radicais, de ações imediatas, de mudança e de liberação; identifique onde você precisa ser mais independente, inovador e criador de sua própria história; onde se faz de vítima – e pare de agir como tal; onde é necessário mais equilíbrio e harmonia? que tipos de relacionamentos tem atraído – eles são baseados em quê? Se não está satisfeito com o padrão atual destes relacionamentos, transforme-se e busque relações mais saudáveis, aja em direção a isso cortando pela raiz as relações tóxicas que não levam a lugar nenhum; pare de reclamar e tome atitudes concretas com relação a seus objetivos.
Que ferramentas podem ajudá-lo: espiritualidade verdadeira e atuante; meditação; ancoragem e enraizamento nos momentos mais turbulentos; atividades físicas, especialmente artes marcias, Yoga e Tai Chi Chuan. BOM HUMOR – o ano já vai ser tenso, se perdermos a capacidade rir de nós mesmos e de nossas labutas, ficará então impraticável, insuportável, portanto, tente manter o bom humor e a higiene mental buscando atividades que tragam leveza e diversão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário